12 de Julho de 2025

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Grupo são-carlense apresenta danças típicas

Grupo são-carlense apresenta danças típicas

11/05/2012 09h03 - Atualizado há 13 anos Publicado por: Redação
Grupo são-carlense apresenta danças típicas

De 11 a 13 de maio acontece em São Carlos a 5ª edição do evento Matsuri, que trará atrações culturais tradicionais e contemporâneas de grupos nipo-brasileiros da cidade e região, reunindo barracas típicas e artesanato oriental. Dentro das atrações haverá a apresentação de dança do grupo Kodomo no Kai, que participa do evento desde sua primeira edição.

O grupo de dança Kodomo no Kai existe há sete anos e meio e, na apresentação, contará com 25 pessoas, sendo crianças, adolescentes, adultos e idosos, com idades entre 5 a 73 anos. Além da dança, o grupo realiza outras atividades como aulas do idioma japonês, culinária, música, oficinas de confecção de quimonos, hapís e adereços. Para a criação de coreografias, repertório, figurino e adereços, o grupo usa a criatividade, a busca por informações para traduzir as letras, inspiração, envolvimento com a música e cooperação dos participantes.

A fisioterapeuta e coreógrafa do grupo, Márcia Miyuki Tane, diz que prepararam para o Matsuri cerca de sete coreografias inéditas. “Dessas sete, duas já foram apresentadas em São Paulo e procuramos aproveitar algumas músicas, que já são conhecidas pela população nipo-descendente para facilitar a identificação com a cultura. Como a flor de cerejeira é símbolo do Japão, resolvemos colocar duas coreografias com essa temática, em uma melodia muito bonita. Estaremos também fazendo uso de vários quimonos que foram confeccionados pelas próprias mães dos integrantes, numa colaboração de voluntárias para ensinar esta técnica tão antiga e que fazemos jus em usá-la até neste momento”.

Larissa Sakomoto Lavadeci é estudante e participa do grupo desde o começo, ela conta que passou a fazer esse tipo de dança típica do Japão, para conhecer e se aproximar mais da cultura do país. “Estou no grupo há sete anos e me interessei pelo Kodomo no Kai para que assim, de alguma forma, eu possa resgatar minhas origens e aprender mais sobre a cultura japonesa. Além de achar tudo muito bonito”.

A estudante conta que além das apresentações de dança, o grupo montará barracas típicas e alguns integrantes trabalharão durante o evento. “O intuito é arrecadarmos dinheiro para o grupo, que ajudará em nossas viagens para outros eventos de dança”.

Recomendamos para você

Comentários

Uma resposta para “Grupo são-carlense apresenta danças típicas”

Deixe um comentário

plugins premium WordPress