15 de Julho de 2025

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Túmulos são furtados nos 2 cemitérios públicos

Túmulos são furtados nos 2 cemitérios públicos

08/05/2012 09h12 - Atualizado há 13 anos Publicado por: Redação
Túmulos são furtados nos 2 cemitérios públicos

Um problema que parecia estar minimizado voltou à tona esta semana. Três famílias procuraram a reportagem do Primeira Página para denunciarem novamente furtos dentro do cemitério Nossa Senhora do Carmo. Materiais de bronze que ornamentam os túmulos, como argolas, imagens e porta-retratos foram furtados durante a semana passada.

De acordo com a aposentada Deolinda Aparecida Silva, na última quinta-feira, ela foi visitar a sepultura de um familiar e quando chegou ao local, notou que as alças de bronze que ornamentam o local haviam sido furtadas. “Não foi fácil para a família fazer o túmulo, colocar as fotos, o vaso. Já tinham roubado o vaso, agora as alças. Até quando isso vai continuar?”, questionou Deolinda.

A mesma surpresa foi da família Oliveira ao perceber que os porta-retratos com fotos de 3 familiares não estavam mais no túmulo. “Cheguei para rezar o terço como faço toda a semana. Quando olhei, não estavam mais lá as fotos da minha mãe, da minha irmã e do meu pai. Eles quebraram e levaram o porta-retrato de bronze”, conta Dirce Oliveira.

Ela ainda disse que a imagem de Nossa Senhora que estava sobre o túmulo já havia sido furtada há mais de um ano. “Queremos que nossos parentes descansem em paz. Queremos um lugar para vir rezar por eles. Mas aqui as pessoas não respeitam os mortos e muito menos a dor das famílias. A Prefeitura precisa fazer alguma coisa”, disse.

SANTO ANTÔNIO – No cemitério Santo Antônio, o furto em uma das sepulturas revoltou a família Lopes. De acordo com Celso Lopes, entre os dias 1º e 2 de maio, levaram do túmulo da sua família, tapete, vaso, carpete. “O que percebemos é que a Prefeitura não dá muita atenção ao cemitério da Vila Prado. É escuro, não há número de funcionários suficientes e tudo o que você precisa fazer fica concentrado no Nossa Senhora do Carmo”, disse.

“É muito triste ver que o túmulo da família foi violado e roubado e ninguém faz nada para resolver isso. Existe a necessidade da ação do poder público de forma mais efetiva”, disse.

OUTRO LADO – De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de São Carlos, os casos de furtos de túmulos devem ser registrados na administração dos cemitérios. Somente assim, segundo a assessoria, a Prefeitura poderá fazer planos de ação para evitar os roubos e furtos nos cemitérios. Há cerca de cinco anos, a Prefeitura vem realizando uma efetiva ação de combate aos roubos e furtos de túmulos.

Recomendamos para você

Comentários

Deixe um comentário

plugins premium WordPress