8 de Julho de 2025

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Estudantes estão preocupados com políticas públicas em São Carlos

Estudantes estão preocupados com políticas públicas em São Carlos

08/05/2012 13h51 - Atualizado há 13 anos Publicado por: Redação
Estudantes estão preocupados com políticas públicas em São Carlos

Os alunos do 2° ano da Etec Paulino Botelho estão participando do projeto sueco internacional The World’s Children’s Prize Foundation. Eles discutem questões de políticas públicas para promoverem mudanças na sociedade contemporânea que estão coligadas com o mundo todo, sobretudo na cidade de São Carlos.

A professora Evelyn Mello, da Etec Paulino Botelho, explica sobre o incentivo do projeto. “Foi desenvolvido no sentido de ensinar e orientar os jovens que política pública não é uma responsabilidade apenas do governo. Enquanto que no Brasil, infelizmente, não temos essa visão. A população pode e deve participar e tomar parte dos seus deveres e direitos”.

Os estudantes se empenharam e buscaram formas de aprender sobre o estatuto e o direito da criança e do adolescente. “Desde o começo do ano nós estudamos os direitos e os estatutos da criança e do adolescente. Tínhamos algumas aulas regulares e outras extras com a professora Evelyn. Tivemos inclusive uma palestra com um técnico jurídico para ter mais conhecimento e tirar nossas dúvidas”, Felipe Gabriel Pereira, 16. Os alunos constataram que os índices de violações das leis são altos e preocupantes.

Eles fizeram pesquisas voltadas para a população de São Carlos, focando no assunto sobre trabalho infantil. E relembraram do caso que foi repercutido por toda a imprensa, a respeito das crianças que trabalhavam em uma plantação de tomates em condições subumanas no ano passado. “Achamos um tema chocante que tira da criança a chance dela viver essa fase da vida. Além de ser privada de seus direitos enquanto uma cidadã”, fala Felipe. Apesar de serem jovens, já têm posições políticas fortes, como no caso de Letícia Mancini, 16. “Se não acabar com o trabalho infantil, não tem como essa criança crescer como um indivíduo, pois ela está sendo privada. Quando poderia estar estudando, por exemplo”.

A segunda parte do projeto é levar toda a experiência discutida para a comunidade, explica a professora. “Nós faremos um mapeamento das escolas em que há carências, principalmente na área de estudos sociais e ciências humanas. Então esses meninos farão grupos de estudos e levarão todo o material que desenvolveram aqui na escola durante as aulas, inclusive uma revista que a fundação distribui, para que todos possam conhecer esse trabalho e fazer parte dele”, diz Evelyn.

A ideia também é que mais escolas de São Carlos tornem-se membros dessa associação e lutem pelos direitos das crianças e dos adolescentes do mundo.

Recomendamos para você

Comentários

4 respostas para “Estudantes estão preocupados com políticas públicas em São Carlos”

  1. Nosso trabalho na escola está realmente de acordo com o que a sociedade privada necessita, apoio!!!!

  2. Parabéns meninos e meninas! Só demonstram a qualidade de cada um de vocês. Parabéns a professora Evelyn também, que logo colhe os frutos de seus ensinamentos. Super apoio!

  3. Lembrando que não só os alunos da foto participam, mas a maioria dos alunos do 2ª ano da escola está participando. Vocês cometeram um equívoco na legenda da foto.

  4. Parabéns meninos!!!!!. A vocês e a professora Evelyn. Sei da importância do projeto e do enorme potencial dos envolvidos.

Deixe um comentário

plugins premium WordPress