27 de Junho de 2026

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Caminhada marca o Dia Mundial da Saúde e da Atividade Física

Caminhada marca o Dia Mundial da Saúde e da Atividade Física

04/04/2012 08h34 - Atualizado há 14 anos Publicado por: Redação
Caminhada marca o Dia Mundial da Saúde e da Atividade Física

O Dia Mundial da Saúde será comemorado em São Carlos com dois dias de antecedência para driblar o feriado da Semana Santa da próxima sexta-feira. Anualmente, a data é comemorada no dia 7 de abril, com o objetivo de estimular as pessoas a se conscientizarem sobre a importância da saúde nas suas vidas, além de estimular hábitos saudáveis e a mudança de comportamento de uma rotina sedentária.

As cinco regionais de saúde coordenadas pela Prefeitura vão fazer caminhadas em pontos estratégicos da cidade amanhã, a partir das 8 horas, para marcar a forma preventiva de se cuidar da saúde com exercício físico.

A pista linear no bairro Redenção, a avenida Regit Arab no Cidade Aracy, próximo da igreja Nossa Senhora do Guadalupe, a praça Padre Faustino na Vila Isabel, o Cartódromo no Santa Felícia e o Campo do Rio no São José serão palco para a caminhada feita por grupo de atividade física coordenado pela Secretaria de Saúde

Segundo a diretora do Departamento de Gestão do Cuidado Ambulatorial, Denise Martins Gualtieri, as 30 unidades da saúde da família distribuídas na cidade criaram em média dois grupos com cerca de 30 pessoas que fazem rotineiramente, atividades físicas.

“A intenção é incentivar a uma vida mais saudável que nós encontramos com problemas crônicos de saúde e manter longe qualquer possibilidade de adoecer de quem está saudável, mas não pratica exercício”, afirmou.

Para alterar o estilo de vida, os usuários do sistema público de saúde encontram nas unidades profissionais da educação física, fisioterapia e medicina para dar o acompanhamento necessário.

Qualquer pessoa interessada em entrar nesses grupos pode comparecer aos pontos de largada da caminhada com roupa adequada à atividade física e fazer o trajeto montado pelas unidades de saúde.

A diretora Denise Gualtieri falou ainda que na oportunidade as unidades vão comemorar também o Dia Mundial de Atividade Física que será comemorado dia 6.

O tema do Dia Mundial da Saúde de 2012 é “A boa saúde acrescenta vida aos anos”. O foco é no envelhecimento ativo e saudável, e como a boa saúde ao longo da vida pode ajudar homens e mulheres a levarem uma vida plena e produtiva.

O Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1948, devido à preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas em todo o mundo e também alertar a todos sobre os principais problemas que podem atingir a população mundial.

Recomendamos para você

Comentários

Deixe um comentário

plugins premium WordPress