Torpedos – 25/11/2012
Mais vivos do que nunca
Depois da morte de Vadinho de Guzzi, os ex-prefeitos vivos de São Carlos são José Bento Carlos do Amaral, Mário Maffei, Dagnone de Melo, Rubens Massucio Rubinho e Newton Lima.
Comércio
Um amigo comerciante da Baixada do Mercado entrou em contato com a redação e mostrou toda a sua indignação com o horário comercial de final de ano.
Pouco tempo
Ele afirma que enquanto o shoopping vai funcionar até à meia noite e lojas como a Havan e o Tenda acolhem os consumidores até mais tarde, o comércio da região central vai fechar às 17h aos sábados e às 16h no dia 23 de dezembro.
Extensão
Segundo este lojista, passou da hora de São Carlos ter um comércio que funcione em horário maior, oferecendo mais opções para os consumidores. Segundo ele, os tempos mudaram e a mentalidade dos varejistas precisa acompanhar este fluxo.
Nova realidade
De fato, a realidade de São Carlos é hoje a de uma cidade em pleno desenvolvimento. Talvez, o comércio pudesse abrir, neste período de Natal, até às 21 ou 22h aos sábados. Mas tudo isso precisa ser bem planejado para não haver problemas para os empresários e muito menos para os empregados.
Escondido
São Carlos é realmente uma cidade engraçada. Não dá para entender a atitude de certas lideranças nem com explicações do próprio Sigmund Freud.
Troca
Para quem não sabe, houve uma troca de comando na direção do Shopping Center Iguatemi. Porém, o novo gerente geral, em vez de vir a público e falar com a imprensa, divulgando seus planos para São Carlos, fica se escondendo.
Pode rasgar
Pelo jeito, alguns líderes empresariais de São Carlos contrariam todos os pensadores do marketing e agem de uma forma muito estranha…
Enquanto isso…
…O Ribeirão Shopping, de Ribeirão Preto, divulga diariamente sua programação de final de ano em busca de novos consumidores. Por que será que tudo em São Carlos é complicado? Afinal, perguntar não ofende…
Cargos de confiança
O estudo divulgado pelo IBGE na semana passada mostrou que a Prefeitura de São Carlos tinha, em 2011, o maior número de servidores comissionados entre as administrações das quatro maiores cidades da região de Ribeirão Preto.
302
Em São Carlos eram 302 ocupantes de cargos comissionados, de um total de 4.290 funcionários. O estudo considerou funcionários comissionados os que não têm nenhum outro tipo de vínculo – exclui servidores de carreira nomeados para cargos de chefia.
Mais que Ribeirão
O número de São Carlos supera até a administração de Ribeirão, onde eram 238 exclusivamente comissionados. Araraquara e Franca tinham, respectivamente, 155 e 93 funcionários do tipo. Por meio de sua assessoria de imprensa, a Prefeitura de São Carlos informou, em nota, que a estrutura do governo “atende as atividades e serviços prestados”.
Redução
Disse ainda que a prefeitura vem reduzindo, ao longo dos anos, os cargos externos comissionados, preparando servidores de carreira para as funções. Hoje, diz, são 147 comissionados.
Emprego
No mês de outubro, o emprego formal teve crescimento em quatro das cinco regiões brasileiras. O Sul foi a área que registrou maior geração de postos de trabalho, com mais de 26 mil (0,38%) novas vagas, seguida pelo Sudeste, com 25.301 (0,12%), Nordeste com 13.747 (0,22%) e Norte 1.590 (0,09%).
Exceção
A exceção ficou com a região Centro-Oeste, onde ocorreu diminuição de 469 postos. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), divulgados na sexta-feira (23), em Brasília.



Que programação, aquilo não é shopping, é uma galeria e ainda por cima ruim.