10 de Dezembro de 2025

Dólar

Euro

Torpedos

Jornal Primeira Página > Notícias > Torpedos > Torpedos – 21/5/2013

Torpedos – 21/5/2013

20/05/2013 22h11 - Atualizado há 13 anos Publicado por: Redação
Torpedos – 21/5/2013

Barril de pólvora 1

O município de Ibaté se transformou, desde a campanha eleitoral de 2012 num verdadeiro barril de pólvora. A cidade se dividiu em torno de dois grupos que se degladiam pelo poder. E quem perde com isso é o município e o povo que precisa de bons serviços públicos.

 

Barril de pólvora 2

Graças à lentidão da Justiça Eleitoral, o atual prefeito, Alessandro Magno de Melo Rosa (PSDB), governa com uma espada na cabeça, não sabendo se será cassado ou não. Por outro lado, seu maior adversário, Juninho Trevisan (PTB) vive a expectativa de disputar uma  nova eleição. Descobrir o final desta novela nem mesmo Sherlock Holmes em pessoa…

 

Comércio na Câmara 1

Nesta terça-feira, 21, o tema comércio deverá fazer parte da sessão da Câmara Municipal de São Carlos. Durante a tribuna livre, algumas lideranças comerciais estarão utilizando a palavra para comentar sobre temas ligados ao varejo.

 

Comércio na Câmara 2

Estarão utilizando a tribuna livre o presidente da ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos), Alfredo Maffei Neto e também um representante do Shopping Center Iguatemi. Pelo que a coluna apurou, a visita das lideranças teria sido articulada pelo vereador Eduardo Brinquedos (PSC).

 

Na telinha

Por falar em Eduardo Brinquedos, o parlamentar do PSC se destacou recentemente quando apareceu em horário nobre, no horário eleitoral de seu partido, veiculado em rede nacional.

 

Niver

Nesta segunda-feira, 20, foi aniversário do presidente da Câmara Municipal, vereador Marco Antônio Amaral, o Marquinho Amaral (PSDB). A ele, nossos votos de muitos anos de vida e felicidades!!! Marquinho está nos EUA, mas, mesmo, lá acompanha a coluna Torpedos pelo www.arquivo.jornalpp.com.br  E viva a internet!

 

Karine

Quem também comemorou mais um ano de vida, no sábado, dia 18 de maio, foi nossa colega jornalista Karine Teixeira, que atualmente atua na Secretaria Municipal de Comunicação. À promissora repórter, nossos votos de muita saúde, paz e mil felicidades!

 

Expectativa de vida

Um estudo desenvolvido pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP aponta que a expectativa de vida aumentou, mas com menor qualidade, uma vez que os idosos convivem mais tempo com doenças crônicas típicas dessa faixa etária. A pesquisa ainda apontou que exames e tratamentos preventivos podem evitar esse processo.

 

Gol do Igashi!

Pelo jeito, a mudança no trânsito na região da Vila Nery representou mais um golaço do secretário municipal de Transportes, Celso Igashi. Parece que depois de apanhar mais do que o Russo no capítulo de “Salve Jorge”, Igashi vai, com um bom trabalho, recuperando seu prestígio.

 

Estudo

O estudo avaliou participantes do Projeto Saúde, Bem-Estar e Envelhecimento (SABE), desenvolvido pela FSP, que acompanha idosos da cidade de São Paulo em diversos aspectos: sociodemográficos, condições de saúde, capacidades e desempenho de atividades de vida diária.

 

Prevenção

Para os especialistas da FSP, a prevenção das doenças crônicas é fundamental para mudar esse quadro. Eles concluíram que as principais doenças crônicas, como hipertensão arterial sistêmica, doença articular, doença cardíaca, diabetes mellitus tipo 2, doença mental, doença pulmonar crônica e doença cerebrovascular, quando prevenidas, ajudam significativamente na melhoria da qualidade de vida e longevidade dela.

 

Frequentador da biblioteca

“O mundo do deficiente visual é o mundo das ideias e do pensamento e é por essa razão que o livro traz o movimento para esse mundo”, afirma Sérgio Florindo, 52 anos, deficiente visual e frequentador da Biblioteca de São Paulo.

 

Uma vez por semana

Sérgio costuma ir uma vez por semana ao local que fica no Parque da Juventude, na zona norte da capital paulista. Ele é frequentador assíduo há dois anos e retira em média 10 audiolivros a cada vez que vai à biblioteca. 

 

Audiolivro

“Aqui tem equipamentos especiais para gente ouvir o audiolivro. É um oásis que a gente, nós deficientes visuais, encontramos aqui”, destaca Sérgio sobre a infraestrutura do local que possui uma área especialmente reservada aos deficientes.

 

Amor pelos livros

O amor de Sérgio pelos livros começou na adolescência, durante a ditadura militar, uma época muito difícil segundo ele, pois dependia das outras pessoas para ler e nunca conseguia terminar um livro até o fim. Além disso, os recursos existentes atualmente não estavam disponíveis na época o que dificultava ainda mais. 

 

Certificado

Além de conseguir tirar o certificado de conclusão do Ensino Médio após ter feito cursos de literatura e redação na Biblioteca, Sérgio também fez muitos amigos no local. “Consigo ampliar meu mundo. Eu acho que o esforço de adquirir o hábito de ler faz e enriquece a nós como seres humanos”, aconselha.

Recomendamos para você

Comentários

Deixe um comentário

plugins premium WordPress