28 de Abril de 2025

Dólar

Euro

Torpedos

Jornal Primeira Página > Notícias > Torpedos > TORPEDOS – 09/04/2025

TORPEDOS – 09/04/2025

Confira a coluna mais polêmica de São Carlos e região

08/04/2025 23h56 - Atualizado há 3 semanas Publicado por: Redação
TORPEDOS – 09/04/2025

TRIBUNA LIVRE

Welson Luciano Coelho e Gilberto Silva, presidente e vice-presidente da Associação Paradesportiva de São Carlos, usaram a tribuna da Câmara na sessão desta terça-feira (8) para apresentar ações da entidade em prol dos paratletas. Gilbertinho encerrou com um recado contundente aos parlamentares:

— Vocês, vereadores, têm muito poder. Não deixem que Deus os cobre com um “você poderia ter feito e não fez”.

 

TOCADO E MOBILIZADO

Thiago de Jesus (MDB) se disse tocado com a fala dos representantes da Associação e prometeu acionar o secretário da Pessoa com Deficiência e Paradesporto, Rafinha Almeida, para viabilizar a compra de cadeiras de rodas para os paratletas. Afirmou que, junto com Fernanda Castelano (PSOL), deve destinar emendas para a causa. Gesto que pode fazer a diferença — literalmente.

 

ESCORREGÃO AO VIVO

Thiaguinho até tentou acertar, mas tropeçou nas palavras: ao elogiar os paratletas, disse que os “atletas que não têm deficiência são normais”. Não, vereador… o correto é “pessoas sem deficiência”. Afinal, paratletas são normais — e, muitas vezes, acima da média.

 

FARPA NO PLENÁRIO

Leandrinho Guerreiro (PL) elevou o tom contra Raquel Auxiliadora (PT). Acusou a vereadora de fazer declarações “gravíssimas”, ao afirmar que a base do governo seria “vendida” e que parlamentares estariam dando carteirada na UPA. O clima esquentou — e a sessão pegou fogo.

 

ENGROSSANDO O CORO

Dé Alvim engrossou o coro contra as acusações de “carteirada” na UPA. Lembrou que vereador tem prerrogativa legal para fiscalizar qualquer unidade pública e dialogar com servidores.

— Fiscalizar não é privilégio, é dever.

 

CLIMA TENSO

Djalma Nery (PSOL) saiu em defesa de Raquel Auxiliadora. Disse que a democracia exige respeito e classificou como ofensiva a fala de Leandrinho Guerreiro.

 

BANCADA NEUTRA

O presidente da Câmara, Lucão Fernandes (PP), rebateu na hora:

— Não vi desrespeito por parte do Leandrinho. Se tivesse visto, eu seria o primeiro a intervir — tentando baixar a temperatura do plenário.

 

RECADO DADO

Raquel Auxiliadora reagiu: pediu direito de resposta e avisou que, como terceira vereadora mais votada, ninguém — nem Leandrinho — vai fazê-la se calar.

— Se alguém se sentiu ofendido, é porque a carapuça serviu. Não vim fazer espetáculo. Fantasiada, aqui, não sou eu.

 

REGISTRO FEITO

Glorinha Saratt procurou a coluna:

— Continuo como secretária-adjunta de Transparência e Comunicação, cuidando de 21 secretarias, além das fundações. Entrevistas com secretários, adjuntos e diretores ainda passam por mim, assim como os briefings e relatórios especiais para o prefeito e a primeira-dama — destacou.

 

NOS BASTIDORES

Profissional que dispensa elogios, Glorinha relatou que não agenda, mas acompanha de perto todas as entrevistas do prefeito Netto Donato (PP) e da primeira-dama Herica Ricci Donato. Recado dado.

 

NA ATIVA

Lineu Navarro (PT) participou da pré-conferência da Pessoa Idosa no Centro Vera Lucia Pilla. A conferência, prevista para maio, foi criada por lei de sua autoria. Dezenas de participantes, entre usuários, profissionais e estudantes da UFSCar, marcaram presença. Política pública com rosto e voz.

 

TROCA-TROCA NA CABEÇA

Sérgio Rocha chamou Lucão de Lineu e se saiu com esta: — Tô com o nome do Lineu [Navarro] na cabeça, não sei por quê! Mistério no ar… Será saudade, inspiração ou déjà vu legislativo?

 

LICITAÇÃO SUSPENSA

O Tribunal de Contas do Estado manteve suspensa a licitação para a compra de ovos de Páscoa. Também proibiu qualquer mudança nos editais até nova deliberação. O coelhinho, por enquanto, fica na espera.

 

REAJUSTE DE RESPEITO

Itirapina saiu na frente: a prefeita Graça Zucchi Moraes e o vice Lemão Sanches anunciaram reajuste de 9,5% aos servidores — o maior da região e, possivelmente, um dos maiores do Estado de São Paulo.

 

CARTÃO TURBINADO

E não parou por aí: o Cartão Alimentação subiu para R$ 1.500, valor único para todos os servidores. Um dos maiores do Estado. Em tempos de aperto, Itirapina dá exemplo de reconhecimento e valorização ao servidor público municipal.

Recomendamos para você

Comentários

Deixe um comentário

plugins premium WordPress