Professores do SCC incentivam a prática da natação
O Dia Mundial da Natação é comemorado em 8 de abril. Essa modalidade esportiva é considerada uma das mais saudáveis, uma vez trabalha com diversos grupos musculares e articulações do corpo, além de desenvolver o sistema cardiorrespiratório.
Com base em relatos históricos, pode-se afirmar que o movimento de braços e pernas dentro da água já era praticado em comunidades primitivas, quando os homens nadavam para fugir de predadores e para garantirem a sobrevivência. Em séculos anteriores, na Grécia Antiga, a natação era considerada um pré-requisito na formação de jovens soldados, ajudando-os no preparo da forma física. Por determinação do então imperador Go-Yousei (1586-1611), a natação foi adotada como matéria obrigatória entre os estudantes japoneses.
No Brasil, a natação tornou-se oficialmente um esporte em 1898, quando o Clube de Natação do Rio de Janeiro realizou o primeiro campeonato brasileiro da modalidade. A prova realizada nessa competição foi a travessia de 1.500 m entre Fortaleza de Villegaignon e a praia de Santa Luzia.
Atualmente, no rol de elite da natação brasileira destacam-se César Cielo, Thiago Pereira, Kaio Márcio, Nicolas Oliveira, Felipe França. Já entre os destaques internacionais estão os americanos Michael Phelps e Ryan Lochte, o australiano Eamon Sullivan, e os franceses Alain Bernard e Frederick Bousquet.
Em comemoração ao Dia Mundial da Natação o São Carlos Clube entrevistou os professores para saber como encaram o esporte e porque razão incentivam sua prática.
Profª Mônica Ruggiero – “A natação é um esporte recomendado por desenvolver grande número de grupos musculares, melhorar a coordenação dos movimentos, diminuir o estresse, sociabilizar as pessoas em geral, contribuindo no desenvolvimento psicológico e combate à obesidade. Também trata bronquites e asma, aumenta a resistência cardiorrespiratória, além de ser um esporte de pouquíssimo impacto, ou quase nenhum. Nadar traz uma série de benefícios ao praticante, além de todos os já citados acima. Esse esporte é acessível a todas as pessoas que querem aprender. Todos são capazes, dos bebês aos da ‘melhor idade’.”
Profª Adriana Geribello – “A natação faz parte da minha vida desde pequena. Minha mãe sempre incentivou a prática entre os filhos e nos levava para nadar no clube quase diariamente. Frequentei as escolinhas de natação que o clube sempre ofereceu. Hoje, tenho três irmãos que nadam diariamente, um filho maratonista aquático, uma filha que já foi o terceiro melhor tempo do interior paulista. Posso dizer com muita alegria que a natação tornou-se minha profissão! Além das muitas qualidades já comprovadas, considero a natação um esporte muito democrático, pois permite que crianças, jovens, idosos, portadores de deficiências possam praticar. Eu, como professora de iniciação e aprendizado, acho que a importância da prática vai além dos benefícios, pois é indescritível a sensação quando a pessoa consegue dominar o corpo na água e sair nadando. É sensacional sabermos que a pessoa está pronta para nadar, com responsabilidade, em piscinas, represas, rios e mares.”
Profª Ana Chaves – “A natação só proporciona benefícios à minha vida, estou sempre muito bem disposta, com uma vida saudável e com os muitos amigos que fiz durante esses anos como professora. Uma coisa bem legal que vem acontecendo é que os pais que já foram meus alunos, hoje, estão trazendo seus filhos para aprender a nadar. Isso me dá uma satisfação muito grande. A prática da natação é importante na vida de qualquer pessoa, pois é o esporte mais completo, uma vez que trabalha a coordenação motora, a parte respiratória, a cardiovascular, o alívio do stress, além de ser um esporte com gasto grande de calorias. O contato direto com a água proporciona bem-estar físico e emocional. Apesar de ser um esporte individual, é muito grande a socialização entre os praticantes.”
Prof. Luis Antônio da Silva Júnior – “A natação significa simplesmente tudo em minha vida, pois é dela que tiro meu sustento e é dela que consegui tudo o que tenho. Ela traz equilíbrio à minha vida, tanto físico como mental, foi dela que consegui minhas maiores conquistas profissionais e sentimentais. Foi nela que me encontrei profissionalmente e com quem dividir meu coração. Ou seja, para mim, natação é mais que uma modalidade ou profissão, é uma habilidade para a sobrevivência. Pode ser praticada o mais precocemente possível, desde o nascimento até a idade mais avançada, enquanto o corpo permitir. Lembrando que, como qualquer atividade esportiva, antes de praticá-la, deve-se procurar a orientação de um profissional para testes de avaliação médica.”
Prof.ª Mônica de Paula – “A natação me trouxe, além do amor aos esportes, muitos amigos, responsabilidade e uma grande consciência corporal. Ver a superação dos meus alunos, aquele sorriso estampado no rosto porque conseguiu realizar certo movimento, para mim, é muito gratificante. Recomendo a prática por ser um esporte completo, indicado para todas as idades. Por meio dela trabalhamos o condicionamento físico e a manutenção da saúde.”
Prof.ª Regina Gomes – “Quando fiz o curso de Educação Física, já sabia que minha especialização seria em natação. Identifico-me com água e crianças. Gosto de me aperfeiçoar e passar toda a minha experiência aos alunos, tanto adultos como crianças. Sinto-me realizada profissionalmente com os resultados diários de meus alunos; fazê-los perder o medo e sentirem-se à vontade no meio líquido para mim é uma satisfação. A natação é o exercício mais completo, é um trabalho físico e mental. Pode ser praticada por crianças, adultos e pessoas com necessidades especiais. A água é uma bênção, pois só traz benefícios.”
Prof.ª Kátia Lazareth Balassa Jacques – “Eu nado desde os 10 anos. Hoje tenho 47 anos, e a natação ainda faz parte da minha vida, do meu dia a dia. Recomendo a natação para todos. O planeta Terra é mais água do que terra, o corpo humano é 70% água, acho que o ser humano tem de estar rodeado de água para um pleno desenvolvimento. A criança deve ser inserida no esporte desde cedo. A natação trabalha todos os movimentos do corpo, a coordenação, a respiração, ou seja, é um dos esportes mais completos. Além de ser um esporte de integração, quando se forma uma equipe, é um meio de lazer muito gostoso”
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.