Júlio esboça gestão conectada com mundo globalizado
Proposta extingue fórmula contaminada e falida de fazer política

Na visão do prefeiturável Júlio César (PL), São Carlos é considerada a 11.ª cidade mais inteligente do Brasil, segundo estudo da Urban Smart Cities. A meta é renovar todo modelo político criando um ambiente favorável de boas práticas, sem vícios de gestão e nenhum privilégio da velha política. “O mundo globalizado e conectado não para de mudar no ritmo vertiginoso dos avanços, das oportunidades e das soluções”, discorre o texto inserido num documento de 14 páginas. “É hora de mudar com uma administração técnica e inovadora, que recoloque a terra da tecnologia e todo o seu potencial transformador, nos trilhos do desenvolvimento e do crescimento de novos negócios”, complementa.
O conteúdo programático foi desenvolvido com a participação de estudiosos, militantes e sugestões de moradores, além da experiência política de Júlio adquirida ao longo de sua trajetória pública ocupando cargos de vereador, presidente da Câmara Municipal, secretário de Planejamento e Gestão, deputado estadual e professor universitário. “Toda esta força motriz é embasada no formato transparente, no pensar estrategicamente e no agir democraticamente”, abaliza este plano de governo. “Quero mudar com toda a minha população para uma bela cidade, saindo da letargia dos serviços emperrados e olhando pra um futuro promissor”, finaliza.
Nos setores estudados pela equipe do Primeira Página, o documento aponta:
Estrutura Administrativa: criar um elo entre governo e sociedade buscando alternativas que simbolizem novos rumos em todas as áreas da administração. Elaborar um plano diretor mais inclusivo focando no desenvolvimento e gerando novas oportunidades. O plano não cita um projeto específico aos servidores públicos.
Educação: capacitar os professores com inovações no sistema de ensino, além de reformular e banir o que não mais funciona nos modelos vigentes. Possibilitar melhor estrutura ao ensino fundamental, profissionais gabaritados, recursos materiais, entre outros. Implementar o Conexão Escola incluindo oferta de conteúdos pedagógicos online de português e matemática para a Rede Municipal de Ensino. Investir nos Monitores de Língua Brasileira de Sinais: este projeto vai atuar na Rede Municipal de Ensino assegurando a inclusão de alunos surdos. Por meio do programa Mais Educação incentivar o professor com bom desempenho em sala de aula. Lançar o Costurando o Futuro, um projeto que oferece de forma gratuita, kits de uniforme escolar pra alunos de creches.
Esporte & Cultura: criar projetos esportivos para estimular crianças e jovens a saírem das ruas. Formatar processos de manutenção e melhorias nos ginásios, campos e quadras municipais, além de assegurar a ampla participação das pessoas portadoras de necessidades especiais garantindo equipamentos adequados. Desenvolver atividades de dança, música, teatro, exposição, leitura e cinema, grafite e hip-hop nos bairros. Através de financiamento público fortalecer os editais de cultura como ferramenta de acesso às verbas assegurando aos artistas e produtores culturais, o repasse de recursos viabilizando suas criações e garantindo maior acesso da população às manifestações culturais. Promover a criação de festivais em datas comemorativas do município com prioridade aos artistas locais, além de gerar a movimentação da economia de pequenos empreendedores.
Saúde: melhorar o problema de atendimento de especialidades médicas, consultas e exames, além de implantar recursos tecnológicos. Auditoria em todos os contratos firmados na gestão anterior e renegociação dos mesmos, caso necessário. Replanejar toda Rede Pública da Saúde revisando pontos e protocolos visando reduzir tempo de consultas e cirurgias. Implementar o projeto Remédio em Casa, Cesta do SUS, Kit Cegonha, Escola Vacinada e Programa Saúde na Escola.
Transporte Público: rever todos os planos para direcionar projetos que melhorem o transporte público. Aplicativo para usuários com implantação de um sistema para smartphones que permita interação de cidadãos com informações do Sistema de Transporte Público. Construir novos Terminais de Integração e Paradas Seguras e Inteligentes conectando sistema de informação de linhas, itinerários e horários dos coletivos, além de câmeras interligadas ao Centro de Controle Operacional e de Inteligência.
Obras & Zeladoria: recuperar vias públicas através de tapa-buracos e recapeamento asfáltico implementando o Acesso Fácil para revitalizar calçadas, remover obstáculos e implantar rampas e correção de meio-fio. Criar políticas públicas de manutenção, conservação e limpeza dos espaços públicos, assim como projetos de arborização. Priorizar investimentos em obras de combate às enchentes englobando intervenções na barragem do Monjolinho e regiões Central, CDHU e praça Itália. Modernizar toda Rede de Iluminação Pública universalizando a iluminação a LED.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.