Batalha dos Guararapes

As imagens do viaduto Batalha dos Guararapes desabado de fato lembra uma cena de guerra. Acontece que, até o momento, não temos notícia de que tenha sido uma bomba a causa da tragédia. Nem mesmo um terremoto. O que foi então? O que provocou a queda, o desabamento, o esfacelamento de todo um viaduto no meio e uma das mais importantes capitais do país?
O secretário municipal de obras e infraestrutura de Belo Horizonte, José Lauro Terror (e eis aqui uma piada pronta para o colunista da Folha de São Paulo, José Simão) afirma que a obra estava na fase de retirada das escoras, e que toda fiscalização à cargo da prefeitura foram cumpridos e anotados.
Acontece que o viaduto caiu. E um viaduto cair sem ter sido por causa de uma bomba ou um grande desastre natural aponta para um gravíssimo erro humano. Ou erro no planejamento, ou erro na execução, ou erro em ambos.
E esse erro provocou duas mortes e mais de duas dezenas de feridos. Sem contar os transtornos para o funcionamento da cidade e as perdas econômicas. Em síntese, foi uma tragédia de A a Z.
Mas foi uma tragédia de repercussão nacional, e todas os olhos se voltaram para o fato. Do mesmo modo quando a passarela no Rio de Janeiro foi derrubada por negligência do motorista do caminhão. Do mesmo modo quando aconteceu o incêndio na boate Kiss e quase 300 pessoas morreram.
Claro que a dimensão das tragédias é diferente. Mas todas elas têm uma coisa em comum: uma sequência de erros, negligências, irresponsabilidades, incapacidades que, somadas, culminaram em um fato terrível.
Ontem, neste espaço, nos questionamos: o que são os trabalhos se não a busca de resoluções de problemas e necessidades? Acontece trabalhos são negligenciados, e a não solução dos problemas cria outros (e mais graves) dificuldades.
Se a educação, a saúde, a infraestrutura, o preparo de profissionais, a segurança pública no país são todos aspectos problemáticos, muito se deve às pequenas, diárias e habituais negligências que muitos profissionais de cada área permitem.
E, no fim, todo o país se parece com o viaduto Batalha dos Guararapes.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.