Scheidt e Prada conquistam tri mundial
Robert Scheidt e Bruno Prada ganharam nesta sexta-feira, 11, o tricampeonato mundial da Classe Star, uma conquista inédita para a vela brasileira, consolidando a dupla como favorita para a disputa dos Jogos Olímpicos de Londres.
Scheidt e Prada, campeões em Cascais (Portugal)-2007 e em Perth (Austrália)-2011, levaram desta vez a competição em Hyères, na França, com 30 pontos perdidos, dois à frente dos ingleses Iain Percy e Andrew Simpson, que ficaram com a medalha de prata.
Essa última conquista aconteceu após uma recuperação surpreendente, já que os brasileiros passaram a maior parte da competição em segundo lugar e contaram com uma combinação de resultados para ganhar o título.
“Na reunião de ontem à noite, decidimos que ficar em segundo ou terceiro lugar não interessava. Então, decidimos partir para a estratégia mais agressiva. A ideia foi ir para cima dos ingleses e torcer para os poloneses não ganharem e os irlandeses ficaramem terceiro. Edeu certo”, disse o proeiro Prada em nota.
A dupla terminou a última regata da série na 39a colocação, sua pior na competição, mas forçou os ingleses a também ter uma regata ruim.
Até o título em Hyères, Scheidt e Prada dividiam o posto de maiores vencedores no país com o bicampeão olímpico Marcelo Ferreira, que foi campeão mundial de Star como proeiro de Torben Grael, em 1990, e do alemão Alexander Hagen, em 1997.
Além de Scheidt e Prada, só uma dupla na história, os italianos Agostino Straulino e Nicolo Rode conquistaram, sempre velejando juntos, três títulos mundiais (1952, 1953 e 1956).
Os brasileiros, que levaram medalha de prata na Olimpíada de Pequim 2008, somam 52 títulos desde que a dupla foi formada, em 2001, e focam agora sua preparação para os Jogos de Londres, que começam em 27 de julho.
Além da prata em Pequim, Scheidt levou também duas medalhas olímpicas de ouro e uma de prata na Classe Laser.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.