7 de Novembro de 2025

Dólar

Euro

Esporte

Jornal Primeira Página > Notícias > Esporte > Londres avalia legado dos Jogos

Londres avalia legado dos Jogos

09/01/2012 15h06 - Atualizado há 14 anos Publicado por: Redação
Londres avalia legado dos Jogos

A contagem regressiva para a Olimpíada de Londres entra nesta segunda-feira, 9, nos seus 200 dias finais, num momento em que os organizadores e o governo tentam destacar o legado que a competição deixará para a Grã-Bretanha.

Nesta segunda-feira serão anunciados os futuros proprietários de mais três instalações olímpicas, e o primeiro-ministro David Cameron realizará sua primeira reunião ministerial do ano no Parque Olímpico de Stratford, na zona leste de Londres, em vez de fazê-la na Downing Street, como é praxe.

“Quero que a mensagem corra alta e clara, do turismo às empresas, dos esportes aos investimentos, estamos determinados a maximizar os benefícios de 2012 para todo o país”, disse Cameron em nota.

“Hoje, ao marcarmos os 200 dias que faltam para o início, e tendo seis das oito instalações olímpicas já assegurado seu futuro, estamos nos trilhos para oferecermos um legado duradouro para toda a Grã-Bretanha”, disse Cameron.

O legado esportivo e a regeneração econômica de uma deteriorada região da zona leste londrina, sem que as instalações se tornem um ralo para o dinheiro público depois dos Jogos, foram cruciais para o sucesso da candidatura olímpica da cidade em 2005, mas críticos questionam até que ponto o governo conseguirá recuperar o dinheiro investido.

Depois da Olimpíada, que vai de 27 de julho a 12 de agosto, a construtora Balfour Beatty irá assumir durante dez anos a administração do Parque Olímpico, num contrato de 50 milhões de libras (77 milhões de dólares).

O Centro Aquático e a Arena do Handebol (que na verdade é multiuso, e foi o local da reunião ministerial) ficarão nas mãos da empresa Greenwich Leisure Limited.

O governo espera que o AccelorMittal Orbit, estrutura criada pelo artista Anish Kapoor, com115 metrosde altura (maior que a Estátua da Liberdade,em Nova York), atraia até 1 milhão de visitantes por ano para o Parque Olímpico.

Já o Centro Aquático pode atender até 800 mil usuários por ano como centro comunitário, além de continuar recebendo grandes eventos esportivos. A arena multiuso se tornará o terceiro maior ginásio da cidade, recebendo até meio milhão de visitantes por ano para concertos, exposições e eventos esportivos.

As duas instalações cujo destino ainda não foi confirmado são o estádio principal, que custou 486 milhões de libras (748,8 milhões de dólares), e o centro internacional de mídia.

“Encontrar operadores para assumir essas instalações de primeira linha com tanta antecedência em relação aos Jogos, e assegurar seu compromisso para difundir empregos e oportunidades para as comunidades locais é a cereja no bolo de 2012”, disse o prefeito de Londres, Boris Johnson. “Podemos agora começar a corrida para um fantástico ano de celebração, com enorme orgulho e otimismo de que Londres poderá realizar grandes Jogos, deixando duradouros benefícios sustentáveis durante muito tempo depois que os atletas tiverem ido embora.”

 

Recomendamos para você

Comentários

Deixe um comentário

plugins premium WordPress