7 de Julho de 2025

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > São Carlos está em 114º lugar em índice de gestão financeira

São Carlos está em 114º lugar em índice de gestão financeira

24/09/2013 22h05 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
São Carlos está em 114º lugar em índice de gestão financeira

São Carlos se classificou em 114º lugar do Estado no Índice Firjan de Gestão Fiscal 2013, e em 677ª colocação no país. Leme (37ª no Estado), Ribeirão Bonito (46º no Estado), Ibaté (79º no Estado) e Ribeirão Preto (107º no Estado) tiveram índices melhores. Já Itirapina (282ª colocação), Descalvado (530 ª colocação) e Araraquara (428ª colocação) tiveram índices piores que São Carlos.

 

Desenvolvido pelo Sistema FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), o índice varia entre 0 e 1, e quanto maior a pontuação, melhor é a gestão fiscal do município. Cada município é classificado com conceitos A (Gestão de Excelência, acima de 0,8001 ponto), B (Boa Gestão, entre 0,6001 e 0,8), C (Gestão em Dificuldade, entre 0,4001 e 0,6) ou D (Gestão Crítica, inferiores a 0,4 ponto).

Com 0.6924 ponto, São Carlos é considerada uma cidade com Boa Gestão, assim como Itirapina, Ibaté, Ribeirão Preto, Ribeirão Bonito e Leme, que têm índices compatíveis com conceito B. Já Araraquara, com 0.5354 ponto, tem uma gestão fiscal em dificuldade.

O índice é composto por cinco indicadores: Receita Própria, que mede a capacidade de arrecadação de cada município e sua dependência das transferências de recursos dos governos estadual e federal; Gasto com Pessoal, que representa o gasto dos municípios com quadro de servidores, avaliando o grau de rigidez do orçamento para execução das políticas públicas;  Liquidez, responsável por verificar a relação entre o total de restos a pagar acumulados no ano e os ativos financeiros disponíveis para pagá-los no exercício seguinte; Investimentos, que acompanha o total de investimentos em relação à receita líquida, e, por último, o Custo da Dívida, que avalia o comprometimento do orçamento com o pagamento de juros e amortizações de empréstimos contraídos em exercícios anteriores (ver tabela).

São Carlos tem conceito A nos indicadores Receita Própria e Liquidez; conceito B no Gastos com Pessoal e C nos indicadores Investimentos e Custo da Dívida.

O índice é formado a partir a de dados declarados pelos próprios municípios à Secretaria do Tesouro Nacional, responsável por consolidar informações sobre as contas públicas municipais, correspondentes ao ano de 2011.

Entre 2006 e 2011, o índice deste último foi o pior alcançado por São Carlos.

 

Situação Nacional

Segundo dados do índice Firjan 2013, a maioria das cidades brasileiras não administra seus recursos de forma satisfatória. É o caso de 3.418 municípios, 66,2% do país, que foram avaliados em situação fiscal difícil ou crítica. Apenas 84 municípios do Brasil (1,6%) apresentam alto grau de eficiência na gestão fiscal. A região Sul sustenta o melhor desempenho, com 47,8% de seus municípios entre as 500 melhores gestões brasileiras, enquanto 72,2% dos 500 piores resultados pertencem ao Nordeste.

 

 

 

Recomendamos para você

Comentários

Deixe um comentário

plugins premium WordPress