Empresa de São Carlos aposta na beleza para crescer
A diversificação de nichos tem sido uma eficiente estratégia para pequenas e médias empresas que buscam crescer e se consolidar no mercado. Se o setor em questão é o da alta tecnologia, a especificidade envolvida parece minar as chances de uma mudança no foco, mas uma empresa do interior de São Paulo conseguiu aproveitar sua expertise nada convencional para se reinventar a se consolidar no mercado brasileiro de equipamentos ópticos e fotônicos.
Sediada no pólo tecnológico de São Carlos (230 Km de São Paulo), a MM Optics (MMO) nasceu e se firmou ao longo dos últimos 14 anos como uma empresa especializada no desenvolvimento de aparelhos a base de laser e LED – com tecnologia nacional – para a área médica e odontológica.
A companhia, que tem no Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP um importante parceiro, está por trás de “invenções” como o primeiro aparelho do mundo que reúne dispositivos para diagnóstico e tratamento do câncer de pele não melanoma por meio da terapia fotodinâmica (PDT). Também é da MMO o único evidenciador a LED capaz de detectar em tempo real contaminações e lesões como o câncer e outras doenças.
Apesar do pioneirismo e da inovação contida em seus produtos, a empresa começou a sentir os impactos da entrada desenfreada de equipamentos chineses no mercado nacional, o que refletiu em sua competitividade. “Como nossa tecnologia é desenvolvida pelo departamento de P&D da empresa, conseguimos colocar em nossos produtos preços mais atraentes que os similares americanos e europeus. Mas os equipamentos chineses passaram a inundar o mercado com preços impossíveis de serem praticados, o que levou a MM Optics a procurar alternativas para manter seu ritmo de crescimento”, revela o diretor da empresa, Fernando Mendonça Ribeiro.
Embora continue investindo no desenvolvimento de aparelhos odontológicos e médicos, a MMO está concentrando na estética parte significativa dos novos lançamentos, que devem chegar ao mercado a partir de janeiro de 2013. A escolha não foi aleatória, já que o setor da beleza movimentou no Brasil, apenas no ano passado, cerca de R$ 30 bilhões, segundo dados da Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos).
“Além da alta demanda existente neste mercado, o tipo de tecnologia que a MM Optics desenvolve pode ser empregada em diversos tratamentos estéticos que se utilizam da luz. Hoje já temos no mercado o Recover, equipamento de laserterapia que pode ser usado desde a laseracupuntura à podologia, passando pelo combate a estrias e rugas. Sua aceitação pelos profissionais tem sido excelente, o que encorajou a empresa a dedicar mais atenção à área”, explica o diretor da empresa.
APLICAÇÕES – A esteticista que está desenvolvendo os protocolos dos novos equipamentos da MM Optics, Cecília Amparo, revela que a entrada da empresa no mercado da beleza irá abranger a estética facial, corporal e capilar. “O trabalho é inovador porque não estamos olhando apenas para a luz como potencializador de resultados. Estamos explorando ao máximo as utilidades de cada protótipo, pesquisando novas aplicações, estudando cosméticos que possam ser usados em parceria com os equipamentos, enfim, nossa proposta é fazer parte de um projeto totalmente diferente do que o mercado está acostumado”, finaliza Cecília.



Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.