13 de Novembro de 2025

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Dia Mundial do Consumidor marca evolução do poder de compra

Dia Mundial do Consumidor marca evolução do poder de compra

15/03/2013 11h10 - Atualizado há 13 anos Publicado por: Redação
Dia Mundial do Consumidor marca evolução do poder de compra

O Dia Mundial do Consumidor, comemorado nesta sexta-feira, 15, é um reconhecimento ao potencial da classe, além de observar os direitos garantidos nas relações de consumo de produtos e serviços com empresas e comércio.

 

Atualmente, a atuação do consumidor representa uma importante participação no crescimento da economia nacional, além de proporcionar melhorias e novas ferramentas de consumo.

Os comerciantes, percebendo o fortalecimento do setor, também foram impulsionados a criar novos sistemas e estratégias para atrair e conquistar novos e velhos consumidores cada vez mais exigentes e conhecedores de seus direitos, além da competitividade com a concorrência.

Para o diretor do Procon São Carlos, Joner José Nery, os consumidores devem estar atentos a todas as relações de consumo e conhecer bem os seus direitos. As denúncias contra o descumprimento das leis devem ser registradas.

As situações de compras que envolvam pagamentos no cartão, de crédito ou débito, crediário, cheque, juros, taxas, descontos, garantia, troca, devolução, entre outros casos em que o consumidor se sinta lesado ou com dúvidas no procedimento do lojista, devem ser pesquisadas no código de direito ao consumidor. Toda loja deve ter uma cópia da publicação e disponibilizá-la à pesquisa.

A consumidora Lindaura Sousa de Carvalho, 30 anos, comenta que ultimamente vê melhoras no atendimento e demais serviços prestados aos consumidores. “O comércio e as empresas estão se empenhando mais em oferecer um atendimento bom para não perder clientes e vendas”, explica.

Para o gerente da loja Cybelar, Fábio Romero, a preocupação dos lojistas vem aumentando, pois nos últimos anos os consumidores estão mais com decisão de compra e as empresas se empenhando mais em agradar e satisfazer esses clientes, por conta das exigências e do cumprimento dos direitos previstos no código de defesa do consumidor.

 “Os consumidores da cidade estão mais preocupados e interessados em seus direitos, buscando as melhores opções de compra e valorizando o atendimento, além da qualidade e garantia dos produtos e serviços”, destaca Carvalho.

A consumidora Sônia Maria de Queiroz Rodrigues, 58 anos, diz já ter passado alguns transtornos pela falta de bom atendimento e desrespeito aos direitos do consumidor por parte das empresas após comprar um produto ou contratar um serviço. “Foram dois casos que me deram muita dor de cabeça para resolver, pois os vendedores só enrolavam. Hoje não tenho mais confiança em produtos e serviços na hora da compra”, ressalta Rodrigues.  

Nesta sexta, das 9h às 16h, o Procon estará distribuindo panfletos e realizando atendimentos na praça do Mercado Municipal, com as informações e esclarecimentos de dúvidas aos consumidores.

O diretor do Procon lembra que qualquer consumidor tem o direito de buscar informações a respeito de algum problema envolvendo a relação de consumo e em qualquer dúvida pode e deve procurar o órgão para melhor esclarecimento.

Dia Mundial do Consumidor marca evolução do poder de compra

15/03/2013 11h10 - Atualizado há 13 anos Publicado por: Redação
Dia Mundial do Consumidor marca evolução do poder de compra

O Dia Mundial do Consumidor, comemorado nesta sexta-feira, 15, é um reconhecimento ao potencial da classe, além de observar os direitos garantidos nas relações de consumo de produtos e serviços com empresas e comércio.

 

Atualmente, a atuação do consumidor representa uma importante participação no crescimento da economia nacional, além de proporcionar melhorias e novas ferramentas de consumo.

Os comerciantes, percebendo o fortalecimento do setor, também foram impulsionados a criar novos sistemas e estratégias para atrair e conquistar novos e velhos consumidores cada vez mais exigentes e conhecedores de seus direitos, além da competitividade com a concorrência.

Para o diretor do Procon São Carlos, Joner José Nery, os consumidores devem estar atentos a todas as relações de consumo e conhecer bem os seus direitos. As denúncias contra o descumprimento das leis devem ser registradas.

As situações de compras que envolvam pagamentos no cartão, de crédito ou débito, crediário, cheque, juros, taxas, descontos, garantia, troca, devolução, entre outros casos em que o consumidor se sinta lesado ou com dúvidas no procedimento do lojista, devem ser pesquisadas no código de direito ao consumidor. Toda loja deve ter uma cópia da publicação e disponibilizá-la à pesquisa.

A consumidora Lindaura Sousa de Carvalho, 30 anos, comenta que ultimamente vê melhoras no atendimento e demais serviços prestados aos consumidores. “O comércio e as empresas estão se empenhando mais em oferecer um atendimento bom para não perder clientes e vendas”, explica.

Para o gerente da loja Cybelar, Fábio Romero, a preocupação dos lojistas vem aumentando, pois nos últimos anos os consumidores estão mais com decisão de compra e as empresas se empenhando mais em agradar e satisfazer esses clientes, por conta das exigências e do cumprimento dos direitos previstos no código de defesa do consumidor.

 “Os consumidores da cidade estão mais preocupados e interessados em seus direitos, buscando as melhores opções de compra e valorizando o atendimento, além da qualidade e garantia dos produtos e serviços”, destaca Carvalho.

A consumidora Sônia Maria de Queiroz Rodrigues, 58 anos, diz já ter passado alguns transtornos pela falta de bom atendimento e desrespeito aos direitos do consumidor por parte das empresas após comprar um produto ou contratar um serviço. “Foram dois casos que me deram muita dor de cabeça para resolver, pois os vendedores só enrolavam. Hoje não tenho mais confiança em produtos e serviços na hora da compra”, ressalta Rodrigues.  

Nesta sexta, das 9h às 16h, o Procon estará distribuindo panfletos e realizando atendimentos na praça do Mercado Municipal, com as informações e esclarecimentos de dúvidas aos consumidores.

O diretor do Procon lembra que qualquer consumidor tem o direito de buscar informações a respeito de algum problema envolvendo a relação de consumo e em qualquer dúvida pode e deve procurar o órgão para melhor esclarecimento.

Recomendamos para você

Comentários

Deixe um comentário

plugins premium WordPress