Desenvolvimento da agricultura familiar é prioridade municipal
Na última semana, nas dependências da Câmara Municipal de Itirapina cerca de 20 produtores rurais participaram de uma palestra ministrada pelo secretário municipal de Agricultura de Rio Claro, Carlos Alberto Teixeira De Lucca. Ele repassou parte da experiência de Rio Claro nas ações em torno do desenvolvimento da agricultura familiar.
Desde 2006 está em vigor uma lei exige que pelo menos 30% das compras de alimentos realizadas por órgãos públicos, principalmente a merenda escolar, sejam provenientes dos agricultores que se enquadrem no Pronaf –Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. O enquadramento nesse programa proporciona uma série de benefícios aos produtores, tanto em questões fiscais quanto na venda dos alimentos aos órgãos públicos.
Na ocasião, também estiveram presentes elucidando dúvidas dos produtores e autoridades a diretora de Abastecimento de Rio Claro, Maria Helena de Mori, o diretor de Agronegócio de Rio Claro, José Aparecido Pessoa, o agrônomo rioclarense, Marcio Cestari, o responsável pela CATI – Casa da Agricultura de Itirapina, Fernando Borboni, e os representares do Programa Brasil Próximo, Fernando Rosa e Newton Caineli. Também estiveram presentes no evento o prefeito de Itirapina José Maria Cândido (PMDB) , a Presidente do Fundo Social de Itirapina, vereadora Mari Leila Bacciotti Cândido (PMDB), o vice Ruy Gomes da Silva Júnior, entre outras autoridades e representantes de associações e entidades.
A idéia da Prefeitura é verificar junto à nutricionista responsável pela merenda escolar do município as necessidades nutritivas dos alimentos servidos aos alunos e harmonizá-la com o que é produzido pelos produtores locais. E, dentro do propósito de impulsionar o desenvolvimento da agricultura familiar e demais setores produtivos de Itirapina, nos dias 13 de outubro (próximo domingo) e 16 de novembro, haverá Feira de Produtores Rurais, Artistas e Artesão, no jardim público, com início às 9h. Caso chova nestas datas, a feira será transferida para o Ginásio de eEportes Lázaro de Oliveira, na Rua 1, Centro.
Os produtores ainda não cadastrados podem fazer o cadastro gratuito na Casa Cultural Guariento, próximo ao Jardim Público, no Centro – Tel. 3575-1852. Quanto ao enquadramento e demais informações sobre o Pronaf, os produtores interessados devem entrar em contato com Fernando na Casa da Agricultura de Itirapina, localizada na rua2, 179 Centro – Tel. 3575-1305.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.