Atividade industrial no Estado de São Paulo sobe 2,1% em janeiro
O Indicador de Nível de Atividade (INA) da indústria paulista registrou alta de 2,1% em janeiro com relação a dezembro, na série com ajuste sazonal. Na leitura sem ajuste sazonal, o índice apresentou variação positiva de 3,7% na comparação mensal. Os dados foram são do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon) Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp).
Em comparação com janeiro de 2012, a atividade industrial durante o primeiro mês de 2013 cresceu 6,5%. No acumulado de 12 meses, o desempenho do setor manufatureiro paulista apresentou alta de 3,2%, na leitura sem ajuste sazonal, em relação ao período imediatamente anterior.
O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) manteve-se praticamente estável em 82,6% em janeiro, versus 82,4% em dezembro do ano passado, com ajuste. Na comparação sem ajuste sazonal, o componente também apresentou estabilidade, ficando em 80,6% contra 79,4% em dezembro.
Dos setores avaliados pela pesquisa em janeiro, o desempenho do segmento de Máquinas e Equipamentos se destacou ao registrar ganhos 3,3% na leitura mensal, considerando os efeitos sazonais, seguido por Metalurgia Básica com alta 1,3%, com ajuste. O setor de Minerais não Metálicos anotou crescimento de 0,8% na leitura mensal com ajuste sazonal.
Expectativa
A percepção geral dos empresários com relação ao cenário econômico no mês de fevereiro, medida pelo Sensor Ciesp, melhorou: 52,2 pontos contra 49,8 pontos em janeiro.
A sondagem com relação ao item Mercado também apontou uma melhora para 55,5 no mês corrente, versus 52,8 pontos em janeiro. O mesmo aconteceu com o indicador Vendas, que avançou para 52 pontos, ante 49,8 pontos no mês passado.
O indicador de Estoque ficou em 43,3 pontos em fevereiro, ante 44,4 pontos em janeiro, indicando reservas acima do desejado pela indústria. O item Emprego também se manteve estável em 50 pontos no mês corrente, contra 50,6 pontos no mês anterior.
A percepção dos empresários quanto ao Investimento apresentou forte melhora, passando de 51,5 em janeiro para 60,3 em fevereiro. Com exceção do item Estoque, resultados do Sensor acima de 50 pontos revelam expectativas positivas.



Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.