Artesã se destaca na produção de bonecas de pano
A produção de bonecas faz parte do ofício da artesã Antonieta Lopes de Campos. Há cerca de dez anos ela se dedica à produção destes brinquedos que acabam agradando a toda a família. “Faço boneca há dez anos e não tenho nem ideia de quantas já fabriquei até hoje”.
Ela afirma que utiliza entre outras matérias primas matérias primas, algodão cru, panos e linhas. A dedicação é muito grande também para a confecção dos vestidos das bonecas. “Vendo bastante e sempre participo de feiras de artesanato. Mas, além disso, também produzo as bonecas através de encomendas”, afirma Antonieta.
As bonecas deixaram de ser um simples brinquedo para se tornarem cobiçados objetos de decoração de ambientes infantis, o que atrai consumidores de várias idades.
TURISMO E NEGÓCIOS
O prefeito de Itirapina, José Maria Cândido (PMDB) afirma que durante seu governo haverá incentivo para a realização de feiras de produção em geral e também de artesanato para valorizar a produção local. “Itirapina tem que recuperar a sua tradição turística, que havia sido abandonada. Vamos reforçar este setor que movimenta vários outros. O artesanato é sempre uma atração importante e teremos, também, o apoio do Sebrae para incrementarmos estes negócios”.
TRADIÇÃO
Na região Nordeste, as bonecas de pano não perdem a tradição nem as características de produção. Totalmente artesanais e feitas com sobras de tecido, são uma das mais representativas peças do artesanato do município de Pau dos Ferros (RN), distante 400 km de Natal. Agora, o brinquedo está de cara nova.
As peças foram alvo de processo de inovação para reverter a queda nas vendas. Com a intervenção do setorial de Artesanato do Sebrae no estado, as bonecas deixaram de ser um simples brinquedo para se tornarem cobiçados objetos de decoração de ambientes infantis.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.