Virada Cultural reúne 115 mil pessoas
São Carlos recebeu no último final de semana, dias 19 e 20, a Virada Cultural Paulista, realizada em parceria com a Prefeitura Municipal, via Coordenadoria de Artes e Cultura, e organizada pelo Governo do Estado.
De acordo com a assessoria de imprensa do governo, em São Carlos a virada teve público de 115.700 pessoas.
Foram 24 horas de atrações musicais, intervenções de dança, circo, cultura popular e stand up de diversos gêneros, que reuniram todas as classes sociais, faixas etárias e uma grande plateia em todas as apresentações.
Como atrações principais se apresentaram em São Carlos a cantora Pitty, com o projeto Agridoce, Renato Teixeira, que levou seu fiel público à Praça do Mercado, a cantora Nina Becker e o cantor Daúde.
As apresentações aconteceram simultaneamente na Praça do Mercado e no Teatro Municipal, começando no sábado e finalizando no domingo com o show de Renato Teixeira.
Participaram da Virada 27 cidades do interior e litoral. A proposta é ampliar o acesso à cultura para todas as regiões de São Paulo, oferecendo programação gratuita em várias cidades, de forma simultânea. Artistas internacionais tocaram nos mesmos palcos que medalhões da música nacional e novos nomes da cena brasileira, numa grande confraternização de artistas de várias origens, estilos e gerações. A Virada abriu espaço, ainda, para os artistas da cidade, que tocaram no palco principal, numa forma de reconhecer e estimular a produção cultural local.
Para a realização da Virada, a Prefeitura de São Carlos investiu aproximadamente R$ 130 mil; o gasto foi necessário para a montagem do palco, camarim, iluminação, segurança, barracas, restaurantes, hospedagem, produtores, entre outros. Além das contratações, grande parte dos departamentos da Prefeitura participou da organização, como Transporte e Trânsito, Serviços Públicos, Saúde, Coordenadoria de Artes e Cultura, Habitação, Comunicação e Governo. O evento também contou com o apoio da Polícia Militar.
“Fizemos uma Virada emocionante, em clima de festa, tranqüilidade e de muito interesse pela diversidade da programação. Os encontros que um evento deste tipo proporciona entre o público e as variadas formas de arte é a razão de sua existência”, afirma a coordenadora de Formação e Difusão da Secretaria de Estado da Cultura, Maria Thereza Magalhães.
A Virada Cultural Paulista 2012 foi realizada em: Americana, Araçatuba, Araraquara, Assis, Barretos, Bauru, Botucatu, Campinas, Caraguatatuba, Diadema, Franca, Indaiatuba, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi-Guaçu, Piracicaba, Presidente Prudente, Santa Bárbara D’Oeste, Santos, Santo André, São Carlos, São Caetano do Sul, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba.
Com todo o respeito, “o cantor Daúde” mencionado no texto dessa matéria, na realidade é “a cantora Daúde”. Que por sinal está na foto dessa mesma matéria.