5 de Novembro de 2025

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Cinesolarzinho chega em São Carlos

Cinesolarzinho chega em São Carlos

Primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil será montado na Centro Lauriberto José Reyes, no dia 11, a partir das 18h30

03/04/2025 17h29 - Atualizado há 7 meses Publicado por: Redação
Cinesolarzinho chega em São Carlos

Cinema ao ar livre, pipoca, diversão em família, tudo de graça, com sustentabilidade, ciência e tecnologia. O encanto do CineSolarzinho, a versão destinada ao público infantil do primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, poderá ser vivenciado em São Carlos, na sexta-feira (11), a partir das 18h30, no Centro da Juventude Lauriberto José Reyes, com atividades para as crianças de todas as idades. Na telona serão exibidos curtas-metragens ambientais e a animação O Reino dos Elfos. A entrada é livre, não precisa de ingresso, os filmes contam com recursos de acessibilidade e tem distribuição de pipoca.

A 1ª edição do CineSolarzinho é viabilizada pelo ProAC (Programa de Ação Cultural), com patrocínio do Grupo CPFL Energia, que tem a State Grid como acionista majoritária, e apoio do Instituto CPFL e Prefeitura Municipal de São Carlos, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e é realizada pela Brazucah Produções e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.

“O Cinesolarzinho, projeto pensado especialmente para o público infantil, é essencial para a democratização da produção audiovisual no Brasil, considerando que apenas 9% das cidades brasileiras possuem salas de cinema. Além disso, ir ao cinema pode ser uma atividade cara para as famílias, que gastam com ingressos, transporte e pipoca. Nesse contexto, o Cinesolarzinho surge como uma alternativa cultural gratuita e ao ar livre para toda a família proporcionando uma experiência divertida e acessível. Pensado especialmente para as crianças, o Cinesolarzinho não só oferece filmes que ampliam o imaginário infantil, mas também cria novas possibilidades de visão de mundo para os pequenos, que são o nosso futuro. E, no primeiro cinema do Brasil movido por energia limpa e renovável, essa experiência é ainda mais enriquecedora”, diz Cynthia Alario, idealizadora do CineSolar.

O cinema opera através de um furgão: uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, que é o protagonista responsável pela magia do CineSolarzinho. O veículo é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: as cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento, de som e projeção, incluindo a tela. Suas luzes coloridas, a decoração de material reciclado e os objetos com princípios de magnetismo e eletricidade (laser e bola de plasma) ensinam, de forma lúdica, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.

O Circuito CPFL 2025 está sendo realizado no estado de São Paulo. As sessões de cinema também contam com filmes que aproximam o Brasil da interessante e milenar cultura chinesa.

“As atividades do CineSolarzinho, apoiado por nós por meio da frente Circuito CPFL, democratiza o acesso à cultura para as nossas comunidades. Além de poder vivenciar a alegria que as telonas proporcionam, a iniciativa também desperta a consciência para um desenvolvimento mais sustentável ao disponibilizar oficinas de educação ambiental para as crianças e jovens ali presentes”, destaca Daniela Ortolani Pagotto, head do Instituto CPFL.

Com ações em conjunto com a UNESCO no Brasil, o CineSolar também ajuda o planeta cumprindo 10 dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas). E também colabora na iniciativa #EDUCASTEM2030, realizada de forma pioneira no país para a mobilização de meninas e mulheres nas áreas de STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática).

“A UNESCO considera fundamental promover o acesso das meninas e das mulheres às carreiras científicas. O projeto #EDUCASTEM2030 busca combater a exclusão de meninas e mulheres nas áreas de STEM para construir um futuro mais democrático, justo e sustentável. A parceria com o CineSolar é essencial para levar conteúdo de qualidade, por meio do audiovisual, para populações com dificuldades de acesso à cultura e, ao mesmo tempo, promover a educação nas áreas de STEM”, afirma a diretora e representante da UNESCO no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto.

O CineSolarzinho é a versão desenhada especialmente para o público infantil do CineSolar. Desenvolvido pela Brazucah Produções, há 12 anos o CineSolar (linktr.ee/cine.solar ) transforma espaços públicos e abertos em salas de cinema e já realizou cerca de 2.730 sessões (com exibição de 290 filmes) e 780 oficinas para 397 mil pessoas de 890 cidades, de 23 estados e do Distrito Federal. O projeto, que cumpre 10 dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), já percorreu mais de 350 mil quilômetros pelo país e atua com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente as nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social e difundir a tecnologia da geração de energia solar.

O CineSolar realiza compensação de 55 toneladas de CO2e, em parceria com a Ecooar, através do plantio de 262 árvores e da certificação de créditos de carbono, com a manutenção de florestas, em áreas de preservação permanente, no município de Garça (SP). E também promove ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil e a Unipaz (Universidade Internacional da Paz). O projeto integra a Solar World Cinema, uma rede internacional de cinemas itinerantes movidos a energia solar, conta com a parceria solar da Clarios – com a bateria Heliar e a Freedom Estacionária, da EnergySeg Engenharia e da Ecori Energia Solar.

INSTITUTO CPFL

O Instituto CPFL é, há mais de 20 anos, a plataforma de investimento social privado do Grupo CPFL Energia. É responsável por coordenar as iniciativas de protagonismo social da companhia junto às comunidades onde as empresas do grupo atuam por meio das frentes: CPFL Jovem Geração, CPFL Intercâmbio Brasil-China, Circuito CPFL, CPFL nos Hospitais, Café Filosófico CPFL. Saiba mais em www.institutocpfl.org.br.

 

 

Confira a programação em São Carlos:

Sessões de Cinema

(filmes com recursos de acessibilidade)

Data: Sexta-feira (11)

Horários: 18h30 – 1ª sessão: curtas-metragens ambientais

19h30 – 2ª sessão: animação “O Reino dos Elfos”

Entrada: livre – não precisa de ingresso

Atração: pipoca de graça e visita ao furgão do CineSolar

Local: Centro da Juventude Lauriberto José Reyes (Rua João Martins França, 800 – Cidade Aracy)

 

SINOPSES:

1ª Sessão

(Filmes com recursos de acessibilidade: Libras, audiodescrição e legenda descritiva)

‘HISTÓRIAS MILENARES – CONHECENDO A CHINA’ – Direção: Carlos Munhoz, Cynthia Alario e Paulo Perez – Brasil – 2025 – Documentário – Duração 6 min.

Nesse curta-metragem, a equipe do CineSolar apresenta curiosidades e informações sobre a China, seu povo, cultura e o impacto da tecnologia nas fontes de energia renovável. Com um roteiro interativo e dinâmico, o público é convidado a praticar algumas palavras em mandarim, além de descobrir temas desse fascinante país.

‘LAGRIMAR’ – Direção: Paula Vanina – Brasil – 2024 – Animação – Duração: 14 min.

Joana, uma menina solitária em busca de água em meio à seca, encontra um novo significado em sua jornada ao vivenciar um encontro inesperado e enigmático.

‘OS MACURUS’ – Direção: Julia Vellutini e Mateus de Jesus – Brasil – 2022 – Animação – Duração: 7 min

Ao tentar revitalizar uma praça, utilizando a reciclagem e o reaproveitamento de diversos materiais como ferramentas, os Macurus se deparam com um monstro sem forma.

‘WHERE ARE YOU FROM?’ – Direção: Juan Cristiani – Uruguai – 2023 – Animação – Duração: 2 min e 40 s

Uma jornada cinematográfica imersiva, transmitindo efetivamente a urgência de abordar desastres ambientais e suas consequências por meio do realismo e da fantasia.

‘ILHA DO LIXO’ – Direção: Elisa Guimarães – Brasil – 2023 – Animação – Duração: 8 min e 40 s

Janaína e seu pai Alfredo enfrentam um congestionamento por causa de uma enchente. A menina joga uma garrafa de plástico pela janela do carro, a partir desse momento, acompanhamos toda a trajetória da garrafa, passando pelo esgoto, bacias de água doce, população ribeirinha, até o mar, onde a garrafa se acomoda em uma das grandes ilhas de plástico presentes no oceano.

‘VELLOZIA’ – Direção: Pedro de Castro Guimarães – Brasil – 2024 – Animação – Duração: 13min

Fruto do Projeto Águas Cerratenses: semear para brotar, executado pela Rede de Sementes do Cerrado em parceria com a Semeia Cerrado e a Associação de Coletores Cerrado Pé, “Vellozia” é um desenho animado que aborda as aventuras de Vellozia, Ana e Miro para solucionar os desafios causados por mudanças climáticas em sua comunidade. A história se passa no Cerrado, o berço das águas, onde as crianças precisam aprender com a natureza sobre como restaurar o bioma, recuperar nascentes e enfrentar os problemas ambientais.

‘CÉU FUMAÇA’ – A emergência climática na voz das crianças’ – Direção: Jader Gudin – Brasil – 2022 – Animação – Duração: 5 min e 50 s

O ser humano tira sem pensar duas vezes, ele não pensa no futuro, só pensa no agora”, desabafa Heitor.  “É até difícil imaginar como vai ser o futuro, se hoje já está desse jeito”, complementa Alice. “E quando destrói a natureza o tempo muda”, como percebe Maria Isadora. “O céu é só fumaça”, revela Raphael, que vive na região amazônica. O curta de animação “Céu fumaça – A emergência climática na voz das crianças” traz esses e outros depoimentos de crianças que vivem em diferentes regiões brasileiras; elas nos contam como veem e percebem o impacto da emergência climática em suas vidas. O filme é uma realização da Toca de Barro Filmes e do Portal Lunetas, iniciativa do Instituto Alana. A produção faz parte do movimento #KidsFirst e do especial do Lunetas, “Emergência climática e as infâncias: por um futuro no presente”.

‘FLORESTA QUE REFRESCA’ – Direção: Ianah Mello – Brasil – 2019 – Animação – Duração: 05 min e 10 s

É uma animação de 5 minutos que fala sobre a questão das mudanças climáticas, apresentando uma proposta para repensarmos nossa relação com o meio ambiente.

‘VERDE!’ – Direção: Rodrigo Luluca – Brasil – 2020 – Animação – Duração: 06 min e 13s

VERDE, um filme que retrata a vida de uma árvore que cresce solitária, porém acaba por conhecer uma menina inteligente, dinâmica e amante do mundo verde (natureza). O filme repudia o abate excessivo de árvores e incentiva a proteger o meio ambiente.

 

 

2ª Sessão

‘O REINO DOS ELFOS’ – Direção: Yi Ge, Yuefeng Song – China – 2016 – Duração: 104 min

No mítico mundo élfico de Altera, uma batalha épica se desenrola entre a bela princesa Liya e a elfa negra Elena, que ganhou posse de uma joia tão poderosa que permite ao seu detentor total autoridade sobre todos os Alterans.

Recomendamos para você

Comentários

Deixe um comentário

plugins premium WordPress