Arquiteto da USP lança livro na Itália

A partir deste mês de junho os italianos poderão conhecer um pouco mais sobre a arquitetura contemporânea brasileira. Acaba de chegar às bancas em todo o país o livro “Architettura Contemporane: Brasile”, escrito pelo professor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP (IAU-USP São Carlos), Renato Anelli.
A obra, organizada por Giovanni Leoni, faz parte de uma coleção de dez livros que trazem esboços, desenhos, fotos e análises técnicas das principais obras da arquitetura contemporânea de países como Japão, Estados Unidos, Índia e Brasil.
No volume dedicado ao Brasil, Renato Anelli fala de projetos concebidos a partir dos anos 50 – com a arquitetura modernista de Brasília – até os dias atuais. “O livro é composto por uma introdução e seleção de 60 obras apresentadas por uma imagem em grande formato e um desenho, ambos acompanhados de um pequeno texto analítico”, explica o autor.
Entre os grandes expoentes da arquitetura nacional que tiveram seus projetos incluídos na coletânea estão nomes como Oscar Niemeyer, Vilanova Artigas, Rino Levi, Lina Bo Bardi, Marcio Kogan, Marcelo Suzuki e João Figueiras Lima.
Um dos diferenciais na comercialização do livro, segundo Anelli, está na venda atrelada às edições do jornal italiano “Il sole – 24 ore” (com tiragem diária de 410 mil exemplares), a um preço popular de 12,90 euros. “É um incentivo a mais para que os italianos conheçam melhor a arquitetura brasileira. Estudantes, profissionais da área e até mesmo os que admiram projetos arquitetônicos poderão ter uma boa noção do trabalho de vanguarda realizado no Brasil”, finaliza Anelli.
O autor – Professor e coordenador da Pós-Graduação do IAU-USP, Renato Anelli formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Puccamp (1982), com mestrado em História pela Unicamp (1990) e doutorado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (FAU-USP/SP – 1995), tendo realizado pesquisas no Instituto Universitário de Arquitetura da Veneza com apoio do CNPq em 1994 e 1998.
Atualmente, Anelli é conselheiro do Instituto Lina Bo e P.M. Bardi, além de coordenar a área de Arquitetura e Urbanismo da Fapesp. Membro do Grupo de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo no Brasil desde 1995, o autor desenvolve pesquisas sobre arquitetura e urbanismo moderno e contemporâneoem São Paulo, coordenando dois projetos de pesquisa com apoio do CNPq: “Interlocuções com a Arquitetura Italiana na Constituição da Arquitetura Modernaem São Paulo” e “Redes de Infraestrutura como Estratégia Urbanística”.
Suas principais publicações são “Rino Levi: Arquitetura e Cidade” (Romano Guerra, São Paulo, 2001 Prêmio Melhor Ensaio Teórico IAB SP 2002) e a primeira versão de seu livro atual: “Architettura Contemporanea: Brasile” (24 Ore Motta Cultura, Milão, 2008, com a versão francesa publicada pela Actes Sud em 2009).
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.