Vereador de Itirapina solicita instalação de lixeiras de coleta seletiva
O vereador Paulo Décio de Freitas (PTB), o Paulinho da Luizzi, esteve visitando o aterro sanitário de Itirapina e se espantou com a quantidade de lixo reciclável no local. Diante desta situação, o parlamentar sugeriu ao prefeito José Maria Cândido (PMDB) para que estude a possibilidade instalar lixeiras para materiais descartáveis, em vários pontos estratégicos nas ruas da cidade.
Paulinho da Luizzi observa que com a medida, o aterro poderia ter mais tempo de vida útil. “Em visita ao aterro sanitário do município, verifiquei que existem muitos materiais descartáveis e recicláveis junto com os resíduos sólidos e orgânicos. Portanto, consequentemente, a vala do aterro sanitário que poderia ser utilizado por mais ou menos dois anos, provavelmente terá sua capacidade reduzida por um período menor, devido estes materiais estarem juntos, de forma inadequada”, apontou o vereador.
Com a situação observada, Paulinho da Luizzi resolveu então fazer a indicação ao prefeito. “Indico que o prefeito estude a possibilidade de colocar nas ruas, em pontos estratégicos, recipientes adequados para que os munícipes possam utilizar para os materiais descartáveis e recicláveis, pois nós temos uma cooperativa de reciclagem que atende várias famílias. Com isso, facilitaria a coleta adequada destes materiais recicláveis e proporcionaria uma redução dos respectivos destinos ao aterro sanitário, prolongando o seu uso”, ressaltou.
De acordo com o vereador, pode ser feita uma parceria com empresas privadas. “Tenho o conhecimento que já existem no Jardim Público e na Praça Central, estes recipientes para as pessoas utilizarem. Sugiro que ceda para a Empresa Privada que queiram colaborar com o nosso município, doando os recipientes, e em troca, colocando sua publicidade”, sugeriu.
A ideia, segundo Paulinho da Luizzi, é que possa contribuir para uma melhoria no sistema de reciclagem do município e com as lixeiras a população também terá consciência sobre a importância de separar os materiais recicláveis.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.