São Carlos vacina quase 68% da população
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, iniciada em 15 de abril, terminou oficialmente sexta-feira, 10. A Vigilância Epidemiológica de São Carlos, no entanto, promove ações que visam à vacinação dos grupos prioritários (crianças, trabalhadores da saúde, idosos, indígenas, gestantes e mulheres que deram a luz recentemente).
“Estaremos em quatro pontos estratégicos do município”, diz Márcia Valério Pallone, chefe da divisão de Vigilância Epidemiológica: “Na Praça do Mercado Municipal, em dois pontos do calçadão, na rua General Osório, e na Igreja Santo Antônio, na Vila Prado”. A ação vai das 8h às 17h.
Segundo Márcia, a vacinação de membros dos grupos prioritários que não tiveram a oportunidade de se vacinar serão mantidas nos postos de saúde a partir de segunda-feira (13).
A chefe da divisão de Vigilância Epidemiológica convida a população a participar dessa ação: “É uma última oportunidade. O inverno está chegando, a vacina precisa de um período de 15 dias para começar a produção de anticorpos. Não vamos deixar tudo para última hora”, diz.
BALANÇO – Questionada sobre os resultados da campanha na cidade, a chefe da vigilância epidemiológica diz: “Ela vem acontecendo desde 1999, e a cada ano a conquista tem sido maior. Como meta nós temos a cobertura vacinal de 80% da população, e a cada ano esse percentual vem crescendo”.
Até sexta-feira, segundo dados do Programa Nacional de Imunização (PNI), São Carlos vacinou 67,81% das 39.846 pessoas previstas (ou 27.020): “Nós estamos na média, dentro da homogeneidade do Estado de São Paulo”, afirma.
REGIÃO – Em Araraquara, a meta de imunização era de 44 mil pessoas. Mas segundo o último levantamento da Vigilância Epidemiológica, 23.008 pessoas foram vacinadas, o que representa 57,46% do público-alvo.
Já em Ibaté, a meta era de 5.600 pessoas, mas foram vacinados 3.500 (62,5%). Em Descalvado, 78,24% das 5.754 pessoas do público-alvo tomaram a vacina (ou 4.502). Em Dourado, a campanha vacinou 81,20% ou 1.343 das 1654 previstas.
A reportagem entrou em contato com o Centro de Saúde de Itirapina, que informou não ter o balanço da campanha de vacinação na cidade.



Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.