21 de Setembro de 2025

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > São Carlos já contabiliza 145 casos de dengue

São Carlos já contabiliza 145 casos de dengue

27/04/2013 12h02 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
São Carlos já contabiliza 145 casos de dengue

Em apenas quatro meses, o número de casos confirmados de dengue em São Carlos já ultrapassou em 400% o número registrado durante 2012 inteiro. Dados divulgados pela administração municipal apontam que até o dia 25 de abril foram confirmados 145 casos de dengue na cidade. 

Dados mostram que esses 145 casos 93 são autóctones e 52 são importados. O número ainda pode aumentar, porque existem 148 pacientes aguardando resultado. 

Ao analisar a situação de São Carlos, Bernardino Geraldo Alves Souto, clínico geral e professor do departamento de medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), diz que esta é uma situação preocupante e que necessita de atenção. “É um alerta para que a população e o serviço público cuidem mais dessa questão, não somente em épocas de epidemia, mas ao longo de todo o ano”.

De acordo com Souto, esse é um tema que não pode ser descuidado em nenhum momento e o dado aponta que houve descuido tanto da população quando do poder público. “Medidas preventivas devem ser realizadas cotidianamente, senão elas serão pouco eficazes”.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Márcia Paloni, afirma que este não é um número expressivo já que só é considerada epidemia se ocorrerem 300 casos a cada 100 mil habitantes. 

Sobre a relação entre este número e a quantidade de casos registrados no ano passado, a coordenadora fala que esse pode não ter sido um valor exato. “Muitos casos podem não ter sido notificados. Para identificar os casos são feitos dois tipos de exame. O hemograma é o primeiro, que detecta a baixa resistência, mas não confirma a doença. Para isso, é preciso fazer o exame de sorologia, feito depois do sexto dia após o surgimento dos sintomas, neste caso, muitas pessoas não retornam para a segunda amostra, que identifica realmente a doença”.

Ela observa que o trabalho tem sido intensificado na questão das notificações. “Nós orientamos os pacientes sobre a importância do retorno para realizar a sorologia. Estamos trabalhando bastante em cima disso e os números mostram que as notificações estão realmente sendo feitas”.

Márcia afirma que trabalhos de combate e prevenção são efetuados desde o início do ano. Ela conta que o combate é realizado em períodos endêmicos, mas o preventivo é efetivo o ano inteiro. “Prevenção é feita durante o ano inteiro com os agentes da dengue, que fazem trabalho de casa em casa, existe também o trabalho de educação nas escolas e de panfletagem. Algumas equipes possuem em sua rotina os pontos estratégicos com maior atenção, como, por exemplo, borracharias, cemitério e locais que sempre possuem itens com acúmulo de água”.

Em questão de alertas, o médico recomenda que, ao primeiro sinal da doença, seja procurada a assistência médica e nunca se deve tomar medicamentos sem orientação, principalmente os que possuem base de ácido acetilsalicílico. “Dengue tem como principais sintomas febre, dor de cabeça e dor no corpo com inícios súbitos. Considerando a situação que o município se encontra, ao menor sinal o atendimento médico deve ser procurado imediatamente”.

 

 

Casos da dengue 2013

Notificações – 505

Positivos -145

Negativos – 212

Autóctones – 93

Importados – 52

Aguardando resultado – 148

Dados levantados até 25/4

Recomendamos para você

Comentários

Deixe um comentário

plugins premium WordPress