Prefeitura de Itirapina espera arrecadar R$ 1,3 milhão a mais com impostos

A Prefeitura de Itirapina espera arrecadar R$ 1,3 milhão a mais com impostos em 2016. Algumas tarifas sofreram reajuste e a medida, segundo a administração, foi para cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal, que não permite ao município gastar mais do que fatura.
De acordo com três decretos assinados pelo prefeito José Maria Cândido (PMDB), algumas cobranças sofreram reajuste, sendo a Contribuição para Iluminação Pública (CIP), a Taxa da Coleta de Lixo (TCL) e o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
A CIP terá um reajuste de 10%, índice valor abaixo do previsto pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que seria de 71,12%, e do índice de inflação do período. Com o aumento, desta taxa, em contas residenciais pode custar de R$ 2,10 a R$ 23,85 e comerciais de R$ 17,05 a R$ 51,15. O valor poderá dividido em oito vezes.
Apesar de a cidade estar com algumas lâmpadas queimadas, a prefeitura busca resolver o problema e dentro de 60 dias devem ser trocadas.
A TCL é um valor variável conforme o bairro e o tamanho do terreno e o preço do metro linear deverá ser multiplicado pelo tamanho da frente do terreno. A taxa não era cobrada há dois anos e agora foi feito um novo calculo, onde o bairro com a tarifa mais barata é a Estância de Ubá, R$ 1,18 por metro linear da testada, e no Centro o mais caro, R$ 14,50, que também pode ser parcelada em oito vezes e constará do IPTU, a partir de março. “Um novo cálculo proporcional foi realizado aos bairros, mediante a frequência de coleta e a quilometragem percorrida em cada lugar, sendo feita a divisão”, esclareceu Zé Maria.
O valor do IPTU também sofreu reajuste, neste caso seguindo o índice de inflação do período, de 10%. Com isso, o zoneamento mais barato custará R$ 1,82 por metro quadrado e o mais caro, R$ 60,95 pela mesma medida.
Com os reajustes, a estimativa é de arrecadar R$ 1,3 milhão a mais. “Os aumentos foram necessários para cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal, que não permite ao município gastar mais do que arrecada”, finalizou o prefeito.
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