ONG de São Carlos realiza I Seminário Ambiental na Embrapa
Com aproximadamente um ano e meio de exigência a ONG – Veredas Caminho das Nascentes – realizam uma série de atividades voltadas para o meio ambiente na cidade de São Carlos. O foco são os trabalhos educativos sobre preservação das áreas ambientais. E no próximo mês será realizado um seminário para tratar dos assuntos referentes às áreas naturais da cidade. Eles têm parcerias internacionais, com a UFSCar e a Embrapa.
O I Seminário Santa Maria do Leme tem parceria com a Embrapa, o departamento de Ciências Ambientais da UFSCar e o Instituto Internacional de Ecologia. De acordo com o Coordenador de Comunicação Social da ONG, Vidicio da Silva Paranhas, “procuramos parcerias fortes para que nós pudéssemos fazer trabalhos de peso no meio ambiente aqui em São Carlos”. As questões discutidas no seminário são os trabalhos que realizam como campanhas educacionais nas escolas e mutirões de limpeza nos bairros. Além disso, os ativistas da ONG realizam pesquisas de campo e com dados históricos para estudá-los, e estão com um projeto da construção de um parque linear que ligam as regiões do Acapulco até o Damha.
O seminário será realizado no auditório da Embrapa no dia 6 de novembro às 14h. A palestra de abertura será feita pelo Prof. Dr. José G. Tundisi do Instituto Internacional de Ecologia. E também terá uma série de temas referentes à natureza, dentre eles, haverá apresentação de resultados dos trabalhos laboratoriais de coletas feitas nos rios da cidade para análise e será tratado o sobre ações para as microbacias. “Queremos chamar a atenção de toda população para o nosso trabalho na ONG e convida-los a participar conosco”, diz Paranhas.
Data: 6 de novembro de 2012
Horário: 14h às 18h
Local: Auditório da Embrapa – rua Quinze de Novembro n° 1452.
Sobre a ONG
Veredas Caminho das Nascentes é uma ONG sem fins lucrativos criada em 2011 pelos moradores do bairro Santa Monica e dos arredores, que eram as pessoas que participavam das associações dos bairros. A formação da ONG foi devido a preocupação com o crescimento desordenado da cidade e com relação ao meio ambiente. “Reunimos o grupo porque as próprias associações de bairro tinham dificuldade para trabalhar aspectos de meio ambiente”, afirma Paranhas. O grupo é formado por biólogos, naturalistas e pessoas que sempre se preocuparam com o meio ambiente, pois o foco principal do trabalho é a preservação das áreas naturais. E a escolha do nome Veredas é uma identificação com a região das nascentes dos rios que temos na cidade de São Carlos.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.