Má conservação de ar-condicionado pode trazer riscos à saúde
Quem tem ar-condicionado em casa ou no trabalho, geralmente, nessa época de baixa temperatura, deixa o aparelho desligado ou quase não utiliza. Essas “férias” ao ar-condicionado podem trazer sérios riscos à saúde quando o aparelho voltar a utilização diária, principalmente para quem sofre com patologias respiratórias.
Quem tem algum quadro clínico de doenças, são pessoas mais suscetíveis a sofrerem com a má conservação do ar-condicionado do que pessoas com boa saúde. Nesse sentido, doenças como rinites, asma, sinusites e infecções respiratórias podem ser desenvolvidas ou agravadas pelo uso do aparelho com sujeira.
O acumulo de poeira e a sujeira no filtro pode diminuir a qualidade do ar fornecido, acumular bactérias e prejudicar o bom funcionamento do aparelho, se não realizada a manutenção. “A época para quem quer limpar e revisar o seu ar-condicionado é agora”, diz o diretor técnico da empresa MG Refrigeradores, Marcelo Zampieri.
Segundo o diretor técnico, a manutenção mensal do filtro de ar é de suma importância, pois é lá que a poeira se acumula. “O filtro tem que ser limpo mensalmente, para que a poeira não acumule no filtro. Se não houver a limpeza, a poeira acaba entrando no aparelho”, alertou Zampieri.
Para quem não tem a frequência em realizar a manutenção geral no aparelho, Zampieri informa que essa manutenção deve ser realizada, pelo menos, anualmente. “Assim como um carro que precisa de manutenção, uma vez por ano o ar-condicionado precisa de manutenção geral”, informou Zampieri.
Quem utiliza o ar-condicionado periodicamente e não pode ficar sem o uso, o diretor técnico ressalta que manutenção do aparelho não é demorada. “Para realizar a limpeza, é preciso apenas um dia”, ressaltou Zampieri.
Além da limpeza do ar-condicionado, a limpeza do ambiente ajuda a diminuir o fluxo de sujeira nos aparelhos.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.