24 de Agosto de 2025

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Entreposto passa a receber pneus de 30 estabelecimentos

Entreposto passa a receber pneus de 30 estabelecimentos

04/07/2013 22h27 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Entreposto passa a receber pneus de 30 estabelecimentos

O secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia e Coordenador de Meio Ambiente, José Galizia Tundisi, entregou, na tarde desta quinta-feira, 4, um entreposto de armazenamento de pneus, que fica em um galpão da Associação Beneficente dos Alfaiates de São Carlos (Abasc), na rodovia Thales Lorena Peixoto Júnior (SP-318).

 

O local será utilizado temporariamente para o descarte de pneus, uma vez que a Prefeitura, segundo Tundisi, pretende incentivar a reciclagem do produto. “Nós temos uma produção de 8 mil a 10 mil pneus todos os meses. Pretendemos estimular a reciclagem de pneus, seja no município ou não. Esse entreposto é um estágio intermediário em todo o processo de melhorar a reciclagem de pneus em São Carlos, especificamente na região urbana”, disse Tundisi.

A Secretaria de Serviços Públicos é quem faz a coleta dos pneus. Entre lojas e borracharia, a Prefeitura acredita recolher produtos de 30 estabelecimentos. “Não esperamos que os pneus fiquem por muito tempo nesse espaço, no máximo de um a dois meses. A nossa ideia é que os pneus sejam destinados para a reciclagem rapidamente”, explicou.

Se a demanda for maior que o espaço, Tundisi adiantou que há um outro barracão que pode ser usado ao armazenamento.

 

RECICLAGEM – Tundisi não descartou a possibilidade de existir a reciclagem de pneus. “Estamos conversando com algumas empresas que podem desenvolver a reciclagem em São Carlos. Isso gera emprego, renda e resolve um problema ambiental sério. Guardar pneu não é uma missão da Capital da Tecnologia, guardar pneu tem que ser uma atividade intermediária. A próxima etapa é reciclar pneus de tal forma que possamos resolver, definitivamente, esse problema”, explicou.

Tundisi observou que a Prefeitura negocia com a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) a instalação de um sistema que produção de energia a partir de pneus. O diretor da Defesa Civil, Pedro Caballero, destacou a segurança do prédio. “É um local que não se consegue entrar facilmente e vai além das normas exigidas pelo Corpo de Bombeiros”, informou.

Os interessados devem se cadastrar na Coordenadoria de Meio Ambiente (rua Jesuino de Arruda, 2.545, entre a rua São Paulo e a Rui Barbosa, telefones: 3413-3057, 3413-3054, 3413-3046 e 3413-2979).

 

RELEMBRANDO – Os pneus usados eram descartados em um galpão do Parque Delta, que foi destruído por um incêndio de grandes proporções no dia 20 de maio. Desde então, a coleta de pneus estava suspensa na cidade. Laudo da Polícia Científica não conseguiu identificar se houve crime na causa do incêndio. 

Recomendamos para você

Comentários

Deixe um comentário

plugins premium WordPress