21 de Setembro de 2025

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Curso gratuito ensina como deixar de fumar

Curso gratuito ensina como deixar de fumar

26/05/2012 08h51 - Atualizado há 13 anos Publicado por: Redação
Curso gratuito ensina como deixar de fumar

De 28 de maio a 1 de junho, às 19h45, a Clínica St. Germain, especializada em Medicina do Trabalho, em parceria com o Departamento de Saúde e Temperança da Igreja Adventista do Sétimo Dia, realiza o curso “Como deixar de fumar em 5 dias”, iniciativa totalmente voluntária e oferecida gratuitamente aos que desejem interromper o vício.

O curso é direcionado a toda população, desde adolescentes até a terceira idade, tendo em vista que a dependência do tabagismo afeta todas as faixas etárias. No entanto, de acordo com o médico do trabalho, Dr. Benjamin Jará Tadeo, é necessário uma maior atenção a duas classes de cidadãos: os adolescentes que, por causa da propaganda, da má informação e até devido à imitação passam a fazer uso do cigarro; e as mulheres, que encontraram no tabagismo uma válvula de escape para aliviar seus problemas.

Segundo o especialista, estudos mostram que a mulher tende a ficar ansiosa e deprimida duas vezes mais que o homem e, por isso, acaba encarando o uso do cigarro como um método de suavizar essa ansiedade. “Trabalhar fora de casa e, portanto, passar mais tempo longe dos filhos, são dois fatores que têm afetado diretamente a saúde psicológica da mulher. E,muitas vezes, por falta de informação, ela procura no cigarro um companheiro para lidar com a situação”, explica o Dr. Tadeo.

Por isto, neste ano, o curso também oferecerá um programa especialmente voltado para as mulheres. É válido ressaltar que, mesmo após os cinco dias de curso, quando será iniciado o tratamento através da desintoxicação por meio de uma alimentação adequada; exercícios para expelir o concentrado químico do cigarro e uso de uma medicação fitoterápica, o participante recebe o acompanhamento semanal de uma equipe multidisciplinar. “Um grupo de apoio, que conta com o auxílio de médicos, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e também o apoio espiritual, acompanha os participantes durante dois ou três meses após o término do curso”, explica o médico.

A iniciativa é de âmbito mundial e teve origem na década de 60 nos Estados Unidos, quando, no pós-guerra, crianças e adolescentes perderam o perfil de família, encontrando na bebida, nas drogas e no cigarro uma maneira de aliviar o sofrimento. “Infelizmente, a indústria viu nesse cenário uma oportunidade para lucrar, tanto é que a indústria tabagista é uma das que mais ganha dinheiro fomentando esse vício. E nosso papel, como profissionais da saúde, é auxiliar os fumantes a interromperem essa dependência que pode trazer inúmeros malefícios”, ressalta o Dr. Tadeo.

São esperados cerca de 100 participantes para o curso que, há 22 anos, é ministrado em São Carlos e já teve excelentes resultados. Para participar, os interessados devem se inscrever no dia 28 de maio, a partir das 19h30, no endereço onde será realizado o curso (rua Conde do Pinhal, 2526, Centro) ou através do site: www.iasdcentralsc.org.

 

Recomendamos para você

Comentários

Deixe um comentário

plugins premium WordPress