Dia Mundial da Água, o bem mais precioso da humanidade
A água é o constituinte característico da Terra, sendo considerado um ingrediente essencial para a vida e o recurso mais precioso fornecido a toda a humanidade. Porém grande desafio ainda é a conscientização das pessoas sobre a importância desse elemento natural, mesmo sendo algo tão essencial e indispensável aos seres vivos.
O Brasil é um país privilegiado em fontes naturais de água, a Bacia Amazônica possui 1/6 da água doce mundial, porém muitos rios já secaram por falta de cuidados, como desmatamento em suas nascentes, desertificação e assoreamento de suas margens.
Um das principais causas do desequilíbrio do ciclo da água nas bacias hidrográficas é a má gestão de áreas florestais que são destruídas para cederem espaços para agricultura, como áreas de plantações e pastagens.
Com isso, a diminuição da permeabilidade do solo provoca escoamento rápido das águas das chuvas até os rios, causando o assoreamento dos corpos d’água e o desequilíbrio do ciclo natural. Por isso, há enchentes cada vez maiores nos rios nas épocas de chuvas e uma seca cada vez mais pronunciada na época de estiagem.
“Muitas plantações mecanizadas compactam a terra e retiram o material orgânico presente do solo, muito importante para reter a umidade do solo e permitir infiltração e nesse sentido, desequilibram o ciclo natural da água durante ano inteiro”, explica o professor do Departamento de Ciências Ambientais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e coordenador da Coordenadoria Especial de Meio Ambiente (Cema), José Salatiel Rodrigues Pires.
Na cidade, as grandes construções civis causam a impermeabilidade do solo e a dificuldade de escoamento das águas das chuvas, resultando no transbordamento de rios que não comportam o volume de água.
Desde os primórdios da humanidade sabemos que o homem sempre se estabeleceu em locais próximos aos rios e mares, para garantir seu sustento através da pesca e da agricultura.
Porém, com o passar dos anos e a evolução da humanidade, a água passou a ser tratada com desrespeito, sendo poluída e desperdiçada. A situação foi se agravando e a preocupação aumentando através dos grandes índices de poluição ambiental do planeta e interferindo na qualidade da água que consumimos.
Por esse motivo, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia Mundial da Água, em 22 de março de 1992, para promover discussões acerca da consciência do homem em relação a tal bem natural.
Junto com a preocupação e necessidade de mudar a situação, a ONU elaborou um documento com medidas cautelosas a favor desse bem natural. Com esse documento, a Organização das Nações Unidas tornou obrigatório que todas as pessoas sejam responsáveis pela qualidade da água, bem como pela sua manutenção, tendo, assim, formas de garantir a melhoria de vida no planeta.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.