22 de Setembro de 2025

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Casos de dengue caem 93,84% comparados ao ano passado

Casos de dengue caem 93,84% comparados ao ano passado

28/06/2012 08h59 - Atualizado há 13 anos Publicado por: Redação
Casos de dengue caem 93,84% comparados ao ano passado

Estamos no meio do ano e segundo os dados do Centro de Vigilância Epidemiológica do estado de São Paulo, Ibaté registrou apenas quatro casos de dengue até o momento. Desses casos três são autóctones – natural do município – e um caso importado – contraído fora da zona onde se fez o diagnóstico.

Neste ano houve uma queda muito significativa nos casos registrados na cidade, comparado com o mesmo período do ano passado, que registrou 65 casos de dengue até junho A situação que mais preocupou os moradores da cidade no último ano, foi que todos os casos registrados eram autóctones.

Comparado a 2011, o município teve uma queda nos registros de casos de dengue equivalente a 93,84%. Nos outros meses do ano de 2011, foi registrado somente um caso da doença, totalizando 66 casos no ano.

Para combater o aparecimento de focos do mosquito Aedes Aegypt, transmissor da doença, a Prefeitura Municipal informou que vem fazendo um trabalho de prevenção junto aos moradores do município, através e agentes que visitam as residências e orientam os moradores com medidas de combate através de ações simples, mas que evitam a disseminação do mosquito da dengue.

A prefeitura informou também que periodicamente são realizas atividades voltadas ao combate a dengue, através de faixas explicativas, palestras e atividades com materiais recicláveis, que conscientizam a população sobre a importância da prevenção.

Para evitar que a doença se prolifere, é importante que a população evite o acumulo de água em garrafas, pneus, calhas, vasos de flores, latas. Também é importante jogar quinzenalmente desinfetante nos ralos externos das edificações e nos internos de pouco uso, drenar terrenos onde ocorra formação de poças, encher com areia ou pó de pedra poços desativados ou depressões de terrenos.

Os sintomas da doença são: febre aguda com duração de até sete dias, dor atrás dos olhos, dores musculares, dores nas juntas, prostração e vermelhidão no corpo. Ao apresentar os sintomas, é recomendado procurar um médico e nunca recorrer a automedicação, o que pode agravar ainda mais o quadro clinico.

Em caso de suspeita de dengue, a população deve procurar qualquer unidade de saúde próxima a sua residência ou entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica.

Recomendamos para você

Comentários

Deixe um comentário

plugins premium WordPress