9 de Dezembro de 2025

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Caaso promove Cadastro de Doação de Medula Óssea

Caaso promove Cadastro de Doação de Medula Óssea

23/10/2012 11h24 - Atualizado há 13 anos Publicado por: Redação
Caaso promove Cadastro de Doação de Medula Óssea

Nesta terça-feira, 23, o Centro Acadêmico Armando Salles (Caaso) promoverá no Espaço Primavera, no Campus I da Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos, a Campanha para Cadastro de Doadores de Medula Óssea, das 9h às 15h.

 

De acordo com o diretor do Caaso e um dos organizadores da Campanha, Eduardo Soldera Garcia, o objetivo é contribuir com o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) e conscientizar estudantes e comunidade universitária, além da população sobre a importância de ser um doador. “Esta campanha fará parte do Registro Nacional de Doadores aumentando as chances de um paciente encontrar um doador compatível”, comenta Garcia.

A campanha ocorre com a colaboração do Hemocentro de Ribeirão Preto, vinculado à Faculdade de Medicina da USP. A equipe contará em média com 10 pessoas, além dos estudantes da universidade que ajudarão no preenchimento do cadastro.

O diretor explica que a Campanha para Cadastro de Doadores já ocorre há algum tempo pela USP, porém essa sendo organizada pelo Caaso, surgiu após o evento universitário ‘Calpurada Solidária’, que acorreu na primeira semana de aula de 2012.

A mesma campanha já foi realizada pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) no ano de 2011 e obteve uma boa adesão. Neste ano são esperadas cerca de 200 pessoas, pois este é o número máximo que Centro Acadêmico pode realizar para o cadastro, através de autorização do instituto responsável pela campanha. Assim que esse número for atingido a equipe passará a informar as demais pessoas que chegarem para o cadastro como fazê-lo em outros locais e horários na cidade.

O procedimento de coleta e cadastro é simples e rápido. Podem participar da Campanha pessoas entre 18 e 55 anos saudáveis, munidas de um documento pessoal com foto. Será coletada uma pequena amostra, de cinco mililitros de sangue, para o teste de tipagem que analisa a compatibilidade do doador com o possível receptor. Logo após, é feito o preenchimento de uma ficha com dados pessoais do doador.

O cadastramento é feito apenas uma vez, caso o doador já o realizou no ano passado, na EESC, ou em outro local, não é necessário fazer novamente, porém, o doador de medula óssea deve manter seu cadastro atualizado sempre que possível.

Aos interessados, o Espaço Primavera fica localizado dentro do campus I da USP embaixo do prédio E-1 da EESC, entrada pela avenida Trabalhador São-carlense, 400

 

O que é Medula Óssea?

É um tecido líquido-gelatinoso que ocupa o interior dos ossos, sendo conhecida popularmente por ‘tutano’. Na medula óssea são produzidos os componentes do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas. Atualmente há 2,9 milhões de doadores inscritos, correspondendo ao percentual de 70%. Com este número o Brasil tornou-se o terceiro maior banco de dados do gênero no mundo, ficando atrás apenas dos registros dos Estados Unidos e Alemanha.

O transplante é necessário em caso de doenças do sangue como a Anemia Aplástica Grave, Mielodisplasias e em alguns tipos de leucemias, como a Leucemia Mielóide Aguda, Leucemia Mielóide Crônica, Leucemia Linfóide Aguda.

O transplante de medula óssea é um procedimento seguro, realizado em ambiente cirúrgico, feito sob anestesia geral, e requer internação de, no mínimo, 24 horas.

Recomendamos para você

Comentários

Deixe um comentário

plugins premium WordPress