Aparecido Moriwaki assume Paulino Botelho
A Escola Técnica Paulino Botelho, a Industrial, está sob nova direção. O recém nomeado ao cargo é o professor Aparecido Sedi Moriwaki, 57 anos. Natural de Barretos, o novo diretor sempre residiu em São Carlos e se considera um autêntico são-carlense. O professor passou a ocupar a direção no dia 15 de julho.
Ex-aluno da Industrial se formou na primeira turma de eletrônica em 1971. Após quatro anos, em 1975, foi convocado a integrar o corpo docente da instituição de ensino. Atuou também como coordenador do curso de Eletrônica dando suporte aos alunos. Foram 37 anos como educador.
A Industrial foi fundada no dia 13 de maio de 1932 e de acordo com a história era uma escola de ofícios que qualificava pessoas para mão de obra daquela época. Por isso foi batizada de Industrial e era a única da região de ensino profissionalizante.
“A escola tinha uma imagem social de que era apenas para alunos de baixa remuneração e pouco conhecimento”, explica Moriwaki.
ÉPOCA DE DECADÊNCIA – A instituição passou por uma decadência no ensino quando a Diretoria de Educação converteu todas as escolas em ensino profissionalizante. “Foi a decadência do ensino quase encerrando com as atividades da Escola Industrial”, comenta o diretor.
Com a mudança para o Centro Paula Souza em 1994, a escola passou a ter mais autonomia e tomar suas próprias decisões administrativas. Além disso, passou adotar o sistema de ‘vestibulinho’ para seleção de alunos, o que melhorou muito sua qualidade de ensino.
“Hoje no ensino médio temos evasão zero por causa da qualidade de ensino e pela alta procura de toda região para o nosso ensino” diz Moriwaki.
Atualmente são 12 classes do Ensino Médio e diversos cursos profissionalizantes como administração Eletrônica, Eletrotécnica, Enfermagem, Informática, Informática para internet, Mecânica e Mecatrônica. Neste segundo semestre foram oferecidos 580 vagas.
Existem na cidade dois polos de extensões da Etec Paulino Botelho instalados nas escolas Esterina Placco e Conde do Pinhal. Os polos oferecem alguns do cursos técnicos de gestão. Neste semestre na cidade de Dourado terá vagas para o curso de Administração.
Levando em consideração o ensino público a Escola Paulino Botelho é a primeira em aprovação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) há quatro anos consecutivos. Em 2010 a Etec ficou entre as 100 melhores escolas nacionais de cidades acima de 220 mil habitantes.
“Todo reconhecimento é atribuído ao compromisso dos professores e da instituição com a qualidade de ensino. A tradição do ensino vem da valorização dos alunos que se sentem orgulhos de estudar na Etec Paulino Botelho, após o esforço para processo seletivo”, finaliza Moriwaki.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.