8 de Julho de 2025

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Aluna do IAU-USP vence o 7º Concurso Anual de Monografias

Aluna do IAU-USP vence o 7º Concurso Anual de Monografias

12/11/2013 17h34 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Aluna do IAU-USP vence o 7º Concurso Anual de Monografias

Cinthia Tragante, ex-aluna do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo do IAU-USP foi a grande vencedora do 7º Concurso Anual de Monografias 2013 promovido pela Fundação Pró-Memória, da Prefeitura de São Carlos.

 

A edição do concurso teve como tema “São Carlos em pedaços: uma história das ruas, bairros e regiões do município”. O concurso teve por objetivo estimular o conhecimento e explorar os aspectos históricos da cidade, a partir de uma visão microrregional. Diferente das edições anteriores, este ano foram selecionados cinco trabalhos inéditos.

A monografia de Cinthia, classificada em primeiro lugar, teve como tema “Residenciais fechados e a história recente da cidade de São Carlos”. O trabalho foi premiado com R$ 1,2 mil e ganhará sua publicação, sendo que 10% do valor arrecadado com as obras editadas serão doadas à vencedora do concurso.

Segundo a ex-aluna do IAU-USP, a monografia foi resultado da pesquisa de Iniciação Científica (Programa Ensinar com Pesquisa) que ela realizou em 2008 sob orientação do professor Manoel Rodrigues Alves, docente do Instituto. “Mapeamos e investigamos a expansão dos condomínios fechados em São Carlos, além da análise do perfil socioeconômico e das características desses espaços. A pesquisa ainda está vinculada com o grupo de estudos LEAUC [Laboratório de Estudos do Ambiente Urbano Contemporâneo], liderado pelo professor Manoel, no qual ele tem dado continuidade ao tema incluindo outras cidades da região como Araraquara e Ribeirão Preto”, explica Cinthia, que hoje é aluna de mestrado do IAU-USP.

A entrega dos prêmios e certificados ocorreu no último dia 30 de outubro, no auditório “Octávio Damiano”, na Fundação Pró-Memória de São Carlos, localizado na Estação Cultura. O julgamento das monografias do concurso foi efetuado pela comissão composta por Maria Cristina Girão Pirolla, Elisângela de Almeida Chiquito e Jonas Modesto de Abreu.

 

Recomendamos para você

Comentários

Deixe um comentário

plugins premium WordPress