5 de Novembro de 2025

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Alcoólicos Anônimos da Vila Prado completa 24 anos

Alcoólicos Anônimos da Vila Prado completa 24 anos

27/07/2012 11h36 - Atualizado há 13 anos Publicado por: Redação
Alcoólicos Anônimos da Vila Prado completa 24 anos

O Alcoólicos Anônimos (AA) da Vila Prado completa hoje 24 anos de existência. Diariamente frequentam as reuniões até 10 pessoas e o programa desenvolvido pelo grupo segue três legados: recuperação, unidade e serviço.

 

O AA é uma irmandade de homens e mulheres que compartilham suas experiências de força e esperança a fim de resolver seus problemas comuns e ajudar outros indivíduos a se recuperarem do alcoolismo.

O alcoolismo é uma doença catalogada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e o objetivo da AA é deter o avanço da doença. A abordagem e o tratamento acontecem após o próprio alcoólatra aceitar ajuda contra a doença, que é progressiva, incurável e fatal.

Em 2010, uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde revelou o aumento de 16,2% para 18,9% no percentual de brasileiros que declararam ter abusado do álcool, entre 2006 e 2009.

“Depois que conheci a unidade do AA mudei muito. Não só por parar beber, mas pelo fato de ter aprendido a viver e não sobreviver. Eu bebia pra fugir dos problemas”, diz Ricardo, de 29 anos.

O único requisito para se tornar membro do AA é o desejo de parar de beber, não há taxa e nem mensalidade e também não são aceitas doações de fora, segundo os próprios membros, para que não haja a interferência externa no tratamento. Os pagamentos de despesas como aluguel, água e energia são feitos através de contribuições do grupo.

O AA não está ligado a nenhuma seita ou religião, nenhum movimento político, organização ou instituição, pois não deseja entrar em nenhuma controvérsia; não apoia e nem combate qualquer causa.

José F., de 47 anos, ressalta que o tratamento é baseado na espiritualidade, antes de entrar no grupo, há seis anos, bebia muito e vivia nas ruas, sujo e muitas vezes machucado, após conhecer e frequentar o AA, a vontade de beber desapareceu.

O programa de espiritualidade é composto por 12 passados sugeridos para que os membros se reabilitem sem imposição.

Nas sessões são realizadas trocas de depoimentos e experiências entre membros com mais tempo de sobriedade e membros de menos tempo que expressam seus sentimentos e escutam palavras de apoio. Frequentemente há palestras de especialistas e profissionais que informam e esclarecem dúvidas sobre a doença, consequências e dependência.

Heloisa, 32 anos, chegou ao fundo do poço com a dependência do álcool, a ponto de tentar um suicídio. Há dois meses passou a frequentar o AA. “A maneira como o alcoolismo é vista pela sociedade em geral representa uma enorme barreira. O AA não faz tal distinção em nosso meio; todos somos iguais, pois temos a mesma doença chamada alcoolismo”.

Para a curiosidade de muitos populares de São Carlos, o Grupo AA da Vila Prado fica no andar de cima de um bar, pela necessidade que o grupo teve de se instalar em um imóvel da cidade após sair do antigo endereço, na avenida Sallum. O prédio foi a melhor opção encontrada. Segundo os membros, isto não causa nenhuma tentação ou interferência no tratamento.

Recomendamos para você

Comentários

Uma resposta para “Alcoólicos Anônimos da Vila Prado completa 24 anos”

Deixe um comentário

plugins premium WordPress