11 de Dezembro de 2025

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Celebração de Corpus Christi espera 4 mil fiéis

Celebração de Corpus Christi espera 4 mil fiéis

01/06/2012 08h13 - Atualizado há 14 anos Publicado por: Redação
Celebração de Corpus Christi espera 4 mil fiéis

No dia 7 de junho será celebrado, mundialmente, o Corpus Christi, expressão em latim que significa “Corpo de Cristo”. Na ocasião, será realizada a Santa Missa Solene, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Paulo Sergio Machado, às 8h30 na Catedral de São Carlos, que contará com a participação de todas as paróquias da cidade. Após a missa, acontece a procissão eucarística até a Igreja de São Benedito. Expectativa é de que quatro mil pessoas participem da solenidade.

De acordo com o padre José Luis Beltrame, cura da Catedral de São Carlos, a Igreja Católica comemora o feriado de Corpus Christi como uma festa de contemplação, adoração e exaltação, na qual os fiéis celebram solenemente o mistério da Eucaristia – o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. “Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, ele pediu que celebrassem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu corpo e sangue. É uma festa de ´preceito`, ou seja, é um dever de todo bom cristão católico”, afirma.

Segundo ele, a procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (art. 944) que determina ao Bispo Diocesano que a providencie onde for possível, a fim de testemunhar publicamente a veneração para com a santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo. “Esta comemoração acontece uma vez por ano e é sempre celebrada na quinta-feira seguinte ao domingo da solenidade da Santíssima Trindade”, explica o padre Beltrame.

Muitas cidades foram criaram a tradição de decorar as ruas ao longo do percurso por onde a procissão passa. É o caso de Matão, que neste ano realiza a 64ª Festa de Corpus Christi e deve receber cerca de 80 mil pessoas durante a festividade. “Não temos o costume de fazer decoração pelas ruas, mas isso não impede que iniciativas nos levem a adotar esta prática tão bonita para demonstrar o nosso zelo, carinho, alegria, respeito e gratidão a Deus pela presença de Jesus sacramentado no meio de nós”, ressalta o padre.

Beltrame conta que, em São Carlos, durante um tempo, a procissão eucarística era realizada durante a noite e contava com uma bela decoração luminosa. Segundo o padre, a experiência foi muito bonita, no entanto, não se tornou prática e nem viável para a maioria dos fiéis. “Por isso, fazemos a procissão pela manhã. Toda a comunidade católica, assim como todo o povo de Deus, estão convidados a participar”, finaliza.

Recomendamos para você

Comentários

Deixe um comentário

plugins premium WordPress