13 de Novembro de 2025

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Construção civil de São Carlos sofre retração no 1º trimestre do ano

Construção civil de São Carlos sofre retração no 1º trimestre do ano

24/04/2013 11h08 - Atualizado há 13 anos Publicado por: Redação
Construção civil de São Carlos sofre retração no 1º trimestre do ano

O setor de construção civil em São Carlos mostra retração na contratação de mão de obra em fevereiro e março, em relação a janeiro de 2013. Os dados da regional Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP) mostram que janeiro foi um mês promissor com saldo 3,14%, o que representa 114 novos empregos. Já em fevereiro e março as contratações chegaram a 76 (2,03%) e 10 (0,29%), respectivamente, o que mostra o declínio na empregabilidade do setor.

 

De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o mês de março foi o que menos empregou na construção civil. O saldo final de 10 contratações reflete as 258 demissões contra 268 admissões que geraram o percentual de 0,29%, o pior do momento.

Para o diretor regional do Sinduscon, Eduardo Nogueira, não há “decadência” na mão de obra qualificada, mas sim um avanço nos meios de produção, nos quais equipamentos e máquinas começam a substituir, naquilo que é possível, a mão de obra humana.

Com este ponto de vista, os chamados artesãos especializam-se nos trabalhos essenciais, onde a mão de obra artesanal é requerida.

“O dinamismo de nossa sociedade não favorece a formação destes artesãos, o que provoca uma falta no mercado de trabalho”, comenta o diretor.

Nogueira ainda completa que “a inovação veio para facilitar a mão de obra, onde o trabalho pesado está sendo substituído por máquinas”. Contudo, ele afirmou que jamais o ser humano estará excluído do processo construtivo.

 

SÃO PAULO – Nos Estado de São Paulo, os dados do Sinduscon, até fevereiro, apontam a variação mensal de 0,51%, resultando na atividade de 883 mil empregados, o que representa uma participação de 25% na construção civil brasileira.

 

PERFIL – Entre as contratações da construção civil, o setor de obras representa 75,3% e o de serviços 24,7%. Em todo o País o setor no primeiro bimestre de 2013 fechou com a contratação de 6,8 milhões de empregados.

Recomendamos para você

Comentários

Uma resposta para “Construção civil de São Carlos sofre retração no 1º trimestre do ano”

Deixe um comentário

plugins premium WordPress