21 de Agosto de 2025

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > 60 anos de USP e o teatro amador em São Carlos

60 anos de USP e o teatro amador em São Carlos

02/04/2013 13h28 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
60 anos de USP e o teatro amador em São Carlos

Como parte das comemorações dos 60 anos da USP em São Carlos, o Auditório Sérgio Mascarenhas -IFSC USP recebe na quarta-feira, 3, a partir das 19h, o evento “USP & Caaso e o Teatro Amador em São Carlos”. Será aberto ao público em geral e a entrada é gratuita.

 

O evento que celebra o aniversário da universidade contará com diversas participações de grupos de teatro e pessoas envolvidas com o tema. O organizador Marco Antonio Leite Brandão explica que essa é uma forma de resgatar a história cultural e do teatro tanto na USP quanto na cidade de São Carlos de modo geral.

“Com isso daremos um panorama das memórias da universidade que vai recuperar as histórias e as vivências no campus da USP ao longo do tempo. Foram convidadas pessoas que participaram da atividade teatral no campus desde os anos 1960”.

A novidade é que durante o evento tudo será gravado, o que dará origem a um documentário sobre o tema e o senhor Névio Dias será homenageado. Ele foi um dos primeiros funcionários da USP e responsável pela vinda do teatro amador para a cidade e região.

“Este documentário será uma contribuição para o acervo da cidade. Já a homenagem ao Névio tem tudo a ver com a temática do evento, ele sempre foi uma pessoa ligada ao teatro amador de São Carlos, inclusive pelo fato que levou à retomada da construção do Teatro Municipal e também está ligado à era dos festivais de teatro que aconteciam no município”, conta Marco.

 

HISTÓRIA – Idealizada na década de 1940 como a instituição de ensino superior que compreenderia um conjunto de faculdades ou escolas em São Carlos, a universidade sonhada por políticos e pela população em geral teve sua concepção apreciada, debatida, confrontada por opositores ferrenhos, vetada pelo governador Adhemar de Barros, depois reformulada e, por fim, aprovada, no âmbito legislativo, como estabelecimento de ensino e pesquisa, segmento da Universidade de São Paulo, já em funcionamento desde 1934.

Recomendamos para você

Comentários

Deixe um comentário

plugins premium WordPress