Segundo mutirão de catarata terá recorde de cirurgias
O segundo mutirão de catarata do ano vai superar a marca do primeiro com 280 pessoas, sendo operadas neste final de semana com início na sexta e também no sábado e domingo. O número será recorde e o objetivo principal é conseguir zerar ou equilibrar a fila de espera por cirurgias de catarata em São Carlos e região.
Para chegar a esta segunda etapa do mutirão, foi preciso contornar alguns problemas técnicos que surgiram pelo caminho. Algumas reuniões foram feitas entre representantes da Santa Casa e da área de saúde do município para garantir a continuidade do processo dos mutirões, que desde junho do ano passado, vêm sendo organizados com a meta de diminuir a fila de espera para este tipo de problema.
Dentro desse contexto, a prefeitura municipal teve um papel fundamental para dar continuidade ao trabalho da equipe médica do ambulatório de oftalmologia da Santa Casa. Segundo o prefeito Paulo Altomani na sua gestão a área da saúde sempre terá prioridade. “Jamais mediremos esforços para que a população possa ser atendida. Conversamos com a Santa Casa e será realizado o segundo Mutirão da Catarata. Somando com o primeiro mutirão, quando foram atendidas 200 pessoas e agora mais 280, já resolvemos o problema de quase 500 pessoas. A saúde precisa disso: rapidez e eficiência”, garantiu o prefeito.
Já são mais de 1200 pacientes operados em São Carlos e também das cidades da região como Porto Ferreira, Ibaté, Descalvado, Araraquara e Ribeirão Bonito. Muitos deles com sérios problemas de visão há anos e que agora retomaram sua vida normal. Esse procedimento cirúrgico é bem simples, tanto no momento da cirurgia como na recuperação do pós-operatório, não sendo necessária internação.
Para o secretário de saúde Edílson Seraphim Abrantes o trabalho eficiente dos profissionais do ambulatório tem gerado grandes benefícios para a melhoria da visão da população. Ele considera muito importante a continuidade dessa prática pelo Governo em todas as suas esferas; “os mutirões de catarata assim como outras cirurgias devem ser incentivadas e deve ser um processo bem dinâmico para a resolução da saúde do município;” destacou o secretário. Todas as cirurgias são feitas pelo SUS com o credenciamento oficial do Ministério da Saúde.
Novos equipamentos de ponta
Um dos coordenadores do ambulatório de Oftalmologia da Santa Casa Celso Davi Lopes afirma que assim como foi no ano passado, a população poderá contar com esse serviço também esse ano com o mesmo empenho e comprometimento; “dando continuidade aos multidões de catarata, estamos aumentando o número de cirurgias, batendo esta semana o recorde , 280 cirurgias, em 3 dias, graças ao apoio incondicional do prefeito, câmara dos vereadores e administração da Santa Casa e a confiança da população no nosso serviço, além da competência e dedicação de todos os envolvidos direta e indiretamente em todo o processo, desde a triagem, cirurgias,pôs operário. Estamos trazendo novos investimentos em equipamentos, tendo sido adquirido novas Autoclaves para esterilização, novo microscópio cirúrgico e novo aparelho de facoemulcificação Infinity que em poucos dias estará disponível, sendo hoje considerado o melhor equipamento para cirurgia de catarata do mundo;” disse o médico.
Serviço
Mutirão de cirurgia de catarata
Quando: 15, 16 e 17 de fevereiro
Horário: das 7h às 17h
Local: Ambulatório de Oftalmologia da Santa Casa
Informações: 3509-1194
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.