Matrículas para rede pública de ensino estão abertas
O período de matrículas para alunos que queiram ingressar na rede pública de ensino do Estado de São Paulo para este ano letivo já está aberto e vai até o dia 29 de janeiro, nas escolas municipais, estaduais e na Diretoria de Ensino Região de São Carlos.
As inscrições são para classes de Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esse período de matrícula é destinado apenas aos estudantes que estão fora da rede pública, vindos de escolas particulares e que não se inscreveram durante a chamada escolar antecipada, realizada no segundo semestre do ano passado.
Para realizar o cadastro, é necessário que o responsável ou estudante maior de 18 anos compareça a uma escola pública e forneça nome completo do aluno e data de nascimento, apresentando um dos documentos do RG, RA ou certidão de nascimento, além do endereço residencial e telefone para contato. Recomenda-se uma cópia dos documentos e do comprovante de residência no momento da inscrição.
Não precisam se cadastrar alunos que já estavam matriculados em escolas estaduais ou municipais em 2012. Nesse caso, a rematrícula na rede pública ocorre automaticamente.
De acordo com a Dirigente Regional de Ensino, Débora Gonzalez Costa Blanco, da Diretoria de Ensino, neste período também os responsáveis pelos alunos que mudaram de endereço, após a efetivação da inscrição deste ano, deverão dirigir-se à escola mais próxima da nova residência, munidos de documento que comprove a mudança para que seja feito o deslocamento da matrícula.
“No momento será feito a inscrição para a transferência, havendo vagas na escola mais próxima, a matrícula é realizada no mesmo momento”, explica Blanco.
O início das aulas acontece no dia 1º de fevereiro e após esta data será aberto o processo de transferências que será realizado por todo o ano. Para a transferência será dada prioridade aos alunos que comprovarem a mudança de endereço, assim que ocorrer o término do período de deslocamento ou no decorrer do ano e, no caso do Ensino Médio, aos jovens que trabalham. Solicitações de transferência para escolas de preferência poderão ser atendidas caso haja disponibilidade de vaga.
MATERIAL DIDÁTICO – Blanco adiantou que este ano haverá mudanças no material didático distribuído para escolas estaduais, com novas publicações que seguem a linha curricular do ensino estadual.
Na Diretoria de Ensino os pais podem ter um atendimento mais amplo com um setor exclusivo para pesquisa de todas as vagas disponíveis em toda a rede de ensino, municipal e estadual. O órgão funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 18h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3363-6600.



Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.