7 de Dezembro de 2025

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Cultura e Liga admitem que cancelamento é necessário

Cultura e Liga admitem que cancelamento é necessário

09/01/2013 10h32 - Atualizado há 13 anos Publicado por: Redação
Cultura e Liga admitem que cancelamento é necessário

O coordenador de Cultura, Ney Vilela, almeja reestruturar o desfile das escolas de samba para o Carnaval de rua de 2014. Mas para o feriado de 2013 garante que não haverá tempo hábil para realizar eventos carnavalescos paralelos.

 

“Para contratar qualquer estrutura como palco ou banheiro químico para que realizássemos show com grupos de samba da cidade, teríamos de ter mais de 30 dias do evento para as licitações. Seria impossível nesse momento”, afirmou.

O presidente da Liga Independente das Escolas de Samba de São Carlos, Paulo Domingos dos Santos, disse à reportagem do Primeira Página que acha essa paralisação do desfile de Carnaval necessária para que o desfile possa ser reestruturado. “Tudo deve ser repensado. As escolas de samba têm de pensar durante todo o ano o carnaval, não somente dois ou três meses antes”, declarou.

Ele relatou que a verba dada anualmente pela Prefeitura fez com que muitas escolas ficassem acomodadas durante o ano e só se preocupassem com o Carnaval às vésperas do evento.

“Não se faz Carnaval sem um planejamento. Precisamos que a Prefeitura consiga um espaço para as escolas de samba guardar as fantasias e instrumentos e nesse mesmo local possa realizar uma série de atividades durante o ano a fim de buscar verba para o desfile e não depender exclusivamente da verba pública”, declarou, ao afirmar que seria uma ação no primeiro momento até que as escolas possam caminhar sozinhas.

 

METAS EM 2014 – Vilela tem como projeto para o Carnaval de rua de 2014 estabelecer metas para as escolas de samba e diante da concretização desse “dever de casa”, as escolas receberiam parcial ou integralmente a verba da Prefeitura.

Ele também não soube esclarecer qual era o método usado pela Coordenadoria de Cultura para definir o valor da verba pública para o Carnaval. “Em nenhum relatório a que tive acesso até o momento apareceu alguma planilha com critérios para designar o volume de recursos destinados às escolas de samba”, afirmou.

 

Histórico

Já em 2012, Liga teve baixa no número de escolas de samba

 

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Carlos reformulou a diretoria em setembro de 2011 e fez com que apresentasse com atraso o projeto para o Carnaval de 2012, que resultou na demora para o repasse da verba que só chegou às escolas em 30 de janeiro do ano passado.

O repasse trouxe polêmica na ocasião e as escolas de samba tradicionais, como a Padre Faustino e Rosas de Prata, desistiram de participar do Carnaval, junto com a Imperatriz Botafoguense.

Na mesma época a escola de samba Rosas Negras afirmou que 2012 seria seu último desfile.

Com isso, a Liga estaria hoje representada pelas escolas Sport Clube São Carlos 8, Unidos da Vila Izabel e Escola de Samba Independente, basicamente.

Recomendamos para você

Comentários

Uma resposta para “Cultura e Liga admitem que cancelamento é necessário”

  1. E infelizmente carnaval em sao carlos depois que parou padre faustino e rosas de prata tinhamos certeza que seria so mais um ano , iria acabar carnaval em sao carlos , nao menosprezando as pricipiantes , mas padre faustino e rrosas de prata eram quem seguravam e abrilhantavam o carnaval da cidade , toda a populaçao estavam na avenida de baixo de chuva para esperar as escolas passar , mas , nao pararam por motivos finaceiros e sim por tanta injustiça , que vinha acontecendo durante 03 anos seguidos , nao temos aqui no interior escolas tao qualificadas para almejar titulos seguidos como aconteceu com certas ,escolas de samba da cidade , sentimos muito pois e uma festa onde todos esperam , para se divertir , e para os folioes que participam , almejar um novo titulo mas por causa de tanta injustiça e coisas erradas que infelizmente com o tempo aparecem ,,,,,,,,,,,,,, como apareceu

Deixe um comentário

plugins premium WordPress