19 de Agosto de 2025

Dólar

Euro

Economia

Jornal Primeira Página > Notícias > Economia > Itens da ceia de natal estão mais caros até 20%

Itens da ceia de natal estão mais caros até 20%

23/12/2012 11h31 - Atualizado há 13 anos Publicado por: Redação
Itens da ceia de natal estão mais caros até 20%

Uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostra que os principais produtos da ceia de natal estão mais caros do que no ano passado. Uma sondagem feita pelo Primeira Página na manhã de sábado, 22, no centro comercial da cidade apurou que itens da ceia subiram até 20% em relação ao Natal passado.

 

Para o dono da Frutas Mil, no Mercado Municipal, Paulo Bertacini não houve crescimento no volume de produtos que são oferecidos ao consumidor. “Nesse período são aproximadamente 300 caixas de frutas que a gente compra pra loja. Ë um volume que atende a nossa clientela, que já bastante tradicional.”, disse.

Ele afirmou ainda que por conta das cestas de natal a base de frutas, este é um dos produtos com maior saída. Quanto ao aumento de preço Bertacini afirmou que não houve um acréscimo significativo, mas aquelas tradicionais do natal como damasco, cereja e lichia sempre chegam comum precinho diferente no final do ano.

O comerciante Claudio Neto, sócio do Empório Brigante avalia que a maioria dos produtos natalinos receberam um aumento de preço perto dos 15%. “Alguns importados como vinhos e cervejas e as frutas desidratadas lideram esse ranking”, disse.

Ele afirmou também que para o período apostou em um volume de compras maior pelo menos em 20%. “Trouxemos itens diferentes, inovadores no mercado como kits de cerveja e vinho que já caíram no gosto do consumidor”, analisou.

Outro aumento que o consumidor irá encontrar é o das carnes nobres como pernil, carneiro e filé mignon. Essas carnes tiveram perto de 20% de aumento no preço em relação a 2011.

O dono da Casa de Carne Chicarelli, Marco Antônio Chicarelli disse que a válvula que impulsiona o preço é a alta demanda de consumo. “Aquele restaurante que compra 50 peças por semana, passa a comprar 100 essa demanda provoca a subida dos preços. E todo mundo nessa época acaba fazendo sua festinha, então não tem jeito. O preço sobe mesmo”, afirmou.

De acordo com a pesquisa realizada pela FGV, o panetone está entre os produtos com menor elevação de preços neste natal em relação ao ano passado. Os produtos que ficaram mais caros foram: nozes (16,46%), frango especial (11,71%), avelãs (11,58%) e tender (9,11%).

O consumidor deve ficar alerta para essas variações de preços. “Existe diferença, sim. E significativa. O bacalhau, o chester e a parte de frutas a gente consegue verificar bastante essa diferença”, afirmou a auditora Graça Ribeiro.

Dependendo da marca, o preço do frango especial pode ser encontrado de R$ 7,48 a R$ 14,78, uma variação de quase 98%.

Para quem prefere comprar o produto de uma marca mais conhecida, o azeite extra virgem, de origem portuguesa, custa R$ 14,69. Um produto de uma outra marca custa R$ 8,98, uma diferença de quase seis reais. “Se o consumidor pesquisar, planejar, ele pode ter uma ceia de natal pagando por uma ceia de natal e não por um valor que equivale a três ou quatro”, disse o economista Paulo Rebouças.

Recomendamos para você

Comentários

Deixe um comentário

plugins premium WordPress