Ditinho: “É preciso romper o silêncio na questão da igualdade racial”
Durante pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal nesta terça-feira, 20, o vereador Ditinho Matheus (PMDB) fez referência à passagem do Dia da Consciência Negra, conclamando a sociedade a livrar-se do preconceito e da discriminação racial.
A seu ver é preciso romper o silêncio que cerca o tema da igualdade racial entre a população – “um silêncio constante, mesmo quando inconscientemente as pessoas não sabem lidar com a situação, quando sabemos que é preciso desconstruir a imagem de que o negro é o mais fraco“. “O maniqueísmo dá rumo às opiniões populares e isso é gravíssimo no país e vários setores”,disse.
Ditinho também condenou o uso de expressões depreciativa aos afrodescendentes – como “lista negra” e “denegrir a imagem” -, e depois de defender ações afirmativas e a política de cotas raciais para ingresso em universidades e adoção do dia 20 de novembro como feriado nacional, fechou sua fala com uma citação de Martin Luther King que a seu ver ilustra o tema: “O que me assusta não são as ações e os gritos das pessoas más, mas a indiferença e o silêncio das pessoas boas”.



Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.