Devido a problemas na coluna, cresce procura de pilates
Seja qual for a finalidade para escolher a prática de um exercício, tratamento médico ou sedentarismo, o pilates envolve uma técnica milenar inventada na 2° Guerra Mundial, sobretudo hoje em dia é muito comum para a estética do corpo ou para tratamentos médicos.
Maria Cristina Prado Souto tem 60 anos e há 5 anos faz pilates. Ela começou por uma indicação médica, mas teve um bem-estar que nunca mais parou. “Faz muito bem a saúde. Faço pilates por indicação médica para tudo”, diz Maria Cristina. Já Bernadete Maia com 30 anos começou a fazer pilates para melhorar seu condicionamento físico. “Pratico há 9 meses. Faço para ganhar condicionamento físico e não ser sedentária”, fala.
De acordo com o fisioterapeuta especialista em pilates, Paulo Sérgio de Mattos Jr, 50% dos casos que hoje procuram a atividade fazem um tratamento que adeque o exercício a patologia. “São menos de 30% que procuram a atividade apenas pela estética”, afirma.
Thales Fabris, fisioterapeuta especialista em pilares, RPG e osteopatia, explica que a prática de pilates depende do tipo de paciente. O exercício funciona como tratamento de reabilitação, de alguma dor ou problema na coluna, ou também como atividade física. Mas, ele afirma que seu público maior é por indicação médica, “a procura maior são pacientes com problemas de coluna”. E ele explica que a atividade voltada para reduzir medidas tem que ser associada a um exercício aeróbico juntamente com o cuidado com a alimentação. “Várias pessoas que buscam o pilates esteticamente, porque trabalha bastante o abdominal então o formato do abdômen muda”, diz.
Fabris fala que tanto homens quanto mulheres procuram às aulas, porém o número de homens por causa de problemas na coluna e por condicionamento físico aumentaram.
Origem do Pilates
O pilates surgiu na época da 2° Guerra Mundial inventado pelo alemão Joseph Hubertus Pilates.
Durante a guerra estava tendo muitos problemas de raquitismo e de peste, então Pilates começou puxar as molas das camas e incentivar as pessoas a se exercitarem, e então esses casos foram diminuindo. E assim, foi melhorando a saúde geral das pessoas.
Depois, o pilates nos EUA foi trabalhado apenas com bailarinos. E depois as técnicas foram sendo aprimoradas e evoluídas até que virou a moda de hoje em dia.



Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.