Ipem adverte sobre atenção na compra de brinquedos
O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) realizou até ontem a Operação Especial Dia das Crianças. A ação ocorreu na região central da capital e em mais 12 cidades do Estado. Durante este trabalho, os agentes fiscais verificaram se os brinquedos vendidos em estabelecimentos comerciais continham as seguintes informações: presença do símbolo de identificação da certificação, acompanhado da logomarca do Organismo de Certificação de Produto (OCP) credenciado pelo Inmetro; indicação da faixa etária; e também para os brinquedos importados, instruções de uso e recomendação da faixa etária em português.
De acordo com o gerente regional do Ipem, Ricardo Leite, uma série de detalhes deve ser levada em conta pelos pais ou parentes no momento da compra dos brinquedos para as crianças. “Ao comprar um brinquedo, o consumidor deve verificar: faixa etária, selo de conformidade, frases de advertência e, em caso de dúvida entrar em contato com o Ipem”, relatou.
Dados do órgão estatal mostram que o índice de reprovação no Estado é significativo. A reprovação de janeiro a agosto de 2012 foi de 1,42%; de 1,6 milhão de brinquedos verificados, 22.860 estavam irregulares.
O Ipem afirmou que a maioria dos problemas encontrados nos brinquedos apreendidos é porque não tinham o selo com informações sobre o brinquedo ou não estavam certificados.
Na última inspeção, foram verificados 36.349 brinquedos em 68 lojas na capital paulista. Muitas dessas lojas são revendedoras para o interior. A apreensão cautelar ocorreu em 2.374 unidades. Em São Paulo, 23 estabelecimentos dos bairros do Canindé, Brás e Pari foram fiscalizados, 14.161 produtos verificados, 1.919 apreendidos e 14 interditados para conferência do símbolo da certificação.
Os comerciantes que tiveram seus produtos apreendidos cautelarmente têm 15 dias para apresentar defesa ao Ipem. Caso não seja comprovada a existência da certificação, as mercadorias serão recolhidas para inutilização.



Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.