Oportunidades da Nanotecnologia na Agricultura
O recente interesse em Nanotecnologia contrasta com a falta de informações coerentes que possam descrever o que é e onde já se encontra essa nova oportunidade no mercado produtivo. A afirmativa é do pesquisador da Embrapa Instrumentação, Cauê Ribeiro de Oliveira que proferirá palestra no Instituto de Química de São Carlos/USP, no próximo dia 31.
O pesquisador acrescenta “essa falta de conhecimentos leva, muitas vezes, a interpretações errôneas sobre os possíveis impactos da nanotecnologia e mais, a expectativas não muito claras sobre seus impactos cotidianos. Assim, em aplicações agropecuárias, é necessário re-estudar o conjunto de possíveis impactos de novas tecnologias, que muitas vezes não se revelam como novos produtos, mas sim como vias mais coerentes e de melhor relação custo – benefício para os mesmos produtos já comercializados. Neste tópico são discutidos os fundamentos de nanociência, que levam à compreensão dos possíveis impactos da
nanotecnologia; nano-estratégias já presentes na natureza e em produtos comerciais, que muitas vezes não recebem o rótulo “nano”; impactos de curto e médio prazo observados na agricultura; e preocupações de uma gestão ambiental consequente, que leve em conta tanto os possíveis impactos da nanotecnologia como também as alternativas benéficas que podem ser extraídas.”
Cauê trabalha ativamente no Fórum de Competitividade em Nanotecnologia instituído pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, no Grupo de Trabalho Mercado. É lider da Rede de Nanotecnologia para o agronegócio – Rede AgroNano – mantida pela Embrapa e articulando cerca de 150 pesquisadores de várias unidades da Embrapa e Universidades.
A palestra é gratuita e aberta aos interessados e terá início às 10h no anfiteatro térreo do Instituto, à Av. Trabalhador São-carlense, 400. Para inscrição prévia, acesse: www.iqsc.usp.br/psm_participante. Para obter mais informações escreva para sandra@iqsc.usp.br ou telefone (16) 3373-8831.



Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.