21 de Agosto de 2025

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Senado aprova aposentadoria especial para garçons

Senado aprova aposentadoria especial para garçons

10/08/2012 11h27 - Atualizado há 13 anos Publicado por: Redação
Senado aprova aposentadoria especial para garçons

Na noite de terça-feira, 7, os senadores do Congresso Nacional aprovaram projeto que regulamenta a aposentadoria de garçons. A matéria foi chamada de Lei Reginaldo Rossi e institui regime especial de aposentadoria para que esses profissionais possam encerrar a carreira, ao completar 25 anos de trabalho. Cinco anos mais cedo do que diz a lei atual.

 

Para arcar com os custos da aposentadoria especial sem onerar o Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS), o autor da proposta, senador Gim Argello (PTB-DF), incluiu no texto a obrigatoriedade de que as empresas que empreguem garçons paguem 1% a mais de contribuição sobre a folha de pagamento.

A matéria segue para a Câmara dos Deputados, onde precisará ser analisada por comissões e pelo plenário. Se não sofrer alterações, o projeto seguirá para sanção presidencial. Se for modificado, precisará retornar para revisão final do Senado.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Categoria Hoteleira de São Carlos e Região (Sintshogastro), Manuel Simões Pires, o projeto irá beneficiar a muito profissionais da classe.

“Elogiamos muito o trabalho do senador Argello, pois sabemos o quanto a saúde destes profissionais é exigida. A aposentadoria especial será um direito garantido, como em outras categorias”, comenta o presidente.

Para o autor do projeto, os profissionais de bares e restaurantes são submetidos a condições prejudicais à saúde como a necessidade de permanecer em pé durante horas, além de ficarem expostos constantemente a intensas variações de temperatura, câmaras frias e fogões e fornos.

São muitos os projetos que tramitam no Congresso Nacional para melhorias e ampliação dos direitos dos trabalhadores do setor gastronômico e hoteleiro. Aos poucos as mudanças estão ocorrendo. “A expectativa é que a cada etapa que o projeto seja aprovado aumente a chance de ser sancionado pela presidente Dilma Rousseff, percebendo que há um grande interesse dos trabalhadores este direito”, diz Pires.

 

Keite Marques

Recomendamos para você

Comentários

Uma resposta para “Senado aprova aposentadoria especial para garçons”

  1. É UM ABSURDO. COITADOS DOS GARÇONS QUE FICAM EM PÉ, ABREM GELADEIRAS PARA SERVIREM CERVEJAS E OUTRAS COISAS MAIS. ENQUANTO A POLICIA QUE A ANOS TENTA APOSENTADORIA ESPECIAL POIS O SERVIÇO É INSALUBRE, PERIGOSO E EXAUSTIVO NOS FOI NEGADO. ESSE É O BRASIL. APRENDAM A VOTAR.

Deixe um comentário

plugins premium WordPress