10 de Novembro de 2025

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Projeto de extensão atua há 13 anos em São Carlos

Projeto de extensão atua há 13 anos em São Carlos

16/06/2012 10h36 - Atualizado há 13 anos Publicado por: Redação
Projeto de extensão atua há 13 anos em São Carlos

Oficinas sobre temas variados, atrações musicais, teatro, debates, palestras, rodas de conversa. Essas são algumas das atividades que há 13 anos acontecem em São Carlos, por meio do projeto de extensão “Contribuinte da Cultura” da Universidade Federal de São Carlos. Eventos reconhecidos como o Festival Chorando sem Parar e o espetáculo Viva Dalva! Integram as ações já desenvolvidas pelo projeto e que já foram vistos por mais de 15 mil pessoas. Na UFSCar, o Contribuinte da Cultura é gerido pela Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

De acordo com a autora e diretora do projeto, Fátima Camargo, o Contribuinte da Cultura surgiu em 1999, como uma ação cultural sem fins lucrativos que tinha a proposta de mobilizar pessoas físicas e jurídicas para a criação e manutenção de um programa de eventos de cultura e arte em diversos locais. Em junho de 2006, com o apoio da UFSCar, foi alugado um espaço, que passou a ser o centro de cultura do projeto, chamado Espaço 7.

No início do projeto foi feito um convite para todas as entidades sem fins lucrativos da cidade com o intuito de alguma delas assumir e fazer a gestão do Contribuinte da Cultura. O projeto tinha dois anos de existência quando a UFSCar o assumiu e começou com nove adesões, devido ao empenho dos docentes da UFSCar.

O projeto realiza debates, oficinas, apresentações musicais, eventos, exposições, voltados para a cultura e temas de conhecimento. A programação ocorre durante todo o ano em diferentes locais da cidade. Além da programação constante, vale destacar projetos especiais como o festival Chorando Sem Parar, o Viva Dalva, a produção do documentário Música Ligeira, o Ponto de Cultura Canal Aberto Espaço 7 em parceria com a entidade Salesianos São Carlos, cujas atividades são dirigidas a 500 crianças das escolas públicas, dentre outras atividades.

 

Recomendamos para você

Comentários

Deixe um comentário

plugins premium WordPress