8 de Julho de 2025

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Mulheres se destacam no setor de segurança

Mulheres se destacam no setor de segurança

14/03/2016 12h08 - Atualizado há 9 anos Publicado por: Redação
Mulheres se destacam no setor de segurança

É cada vez mais comum encontrarmos mulheres trabalhando no setor de segurança, seja na parte operacional, seja na administração de equipes. No Grupo Engefort não é diferente, e o antigo “sexo frágil” desempenha essas funções. 

Algumas habilidades diferenciam as mulheres que trabalham com segurança: “Elas têm um perfil interessante: são mais técnicas para administrar algumas situações e se adaptaram bem ao setor de segurança”, observa o diretor da Engefort, João Almeida.

Na administração, Almeida conta que as gestoras também se diferenciam. “Elas se sobrepõem, apresentam resultados melhores na área administrativa, com desempenho acima do normal”, garante.

Na área operacional, a aceitação de mulheres no setor também se consolidou. “Operacionalmente as mulheres vão muito bem, os resultados são bons e superam as expectativas, sabendo lidar as mais variadas situações, muitas delas adversas”, enfatizou Almeida.

Atualmente é possível encontrarmos mulheres trabalhando em todas as áreas de segurança, tanto que, na Engefort, o “sexo frágil” dominou, com 70% das mulheres trabalhando na administração da empresa: “Elas buscam uma solução de imediato, são resolutivas. No curso de vigilância, de 30% a 40% são mulheres, e passam pelos mesmos testes que os homens”, diz Almeida.

Questionadas se existe algum preconceito sobre dominarem uma área que inicialmente era vista como tipicamente masculina, as mulheres afirmam que não: “Não tenho dificuldade em trabalhar com homens. A minha equipe operacional é composta de 100% de homens, com homens de 19 a 55 anos, e não existe preconceito. Procuro respeitar e ser respeitada”, contou Gislaine Norcia, que está há 14 anos na empresa e hoje gerencia a segurança eletrônica.

Já Tatiane Augusto, que coordena a Central de Monitoramento, também diz que o trabalho é tranquilo: “Os homens aceitam bem, existe um respeito mútuo e com isso o trabalho flui com naturalidade. Acho que atualmente a figura da mulher em cargos de chefia vem crescendo, isso devido à igualdade que vem sendo oferecida entre homens e mulheres”, analisou.

A líder operacional-administrativa, Thaís Barbosa Amante, que é responsável por uma equipe de seguranças em uma grande fábrica de São Carlos, está em contato diário com os seguranças: “No começo era difícil, parece que não ‘tinham muita fé’ por ser uma mulher, mas com o tempo foram acostumando, houve uma adaptação para todos e, agora, é normal”, ressaltou.

“O Grupo Engefort parabeniza todas as mulheres pelo mês delas e o Dia Internacional da Mulher, que foi comemorado no dia 8 de março”, diz o diretor João Almeida.  

Recomendamos para você

Comentários

Deixe um comentário

plugins premium WordPress