8 de Julho de 2025

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Escola de Itirapina realiza exposição sobre Cândido Portinari

Escola de Itirapina realiza exposição sobre Cândido Portinari

12/11/2015 19h00 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Escola de Itirapina realiza exposição sobre Cândido Portinari

Os alunos do Centro de Educação Infantil (CEI) “Professora Dulce de Faria Martins Migliorini”, que atende em período integral alunos do pré até o 5º ano, localizado no Jardim Nova Itirapina, em Itirapina, realizaram uma série de atividades relacionadas ao pintor brasileiro Cândido Portinari, o que resultou em uma exposição sobre o artista, a “Cândido Portinari na Escola”. 

De acordo com a professora de artes, Sandra Erbetta, o objetivo da atividade foi desenvolver um olhar apurado das crianças em relação às obras, principalmente se tratando de Portinari. “Trabalhar com Portinari é gratificante e as crianças têm que ter contato com a obra de arte, com isso apurar, desenvolver, o olhar dos alunos”, observou a educadora.

A professora conta que foi um trabalho em equipe, onde todos os alunos, educadores, direção e funcionários da escola se envolveram e participaram de alguma maneira do projeto. “Todos abraçaram o projeto da exposição e cada um teve uma grande participação para que tudo ocorresse certo. O comprometimento foi fantástico, realmente um trabalho em equipe”, enalteceu Sandra. 

Um dos trabalhos que mais chamou a atenção foi desenvolvido pelos alunos do 2º ano, onde as crianças reproduziram as obras de Portinari em fotos. “A ideia foi resgatar a infância de Portinari, com isso os alguns alunos reproduziram os quadros de Portinari em fotos tiradas atualmente sendo eles os personagens”, explicou a professora de artes. 

Para a direção da escola, o objetivo foi alcançado e foi uma ótima oportunidade para as crianças aprenderem sobre o pintor. “Os alunos relembraram as obras de Portinari e a exposição aponta que os alunos entenderam a atividade e o objetivo foi alcançado”, apontou a diretora Fabiana Costa. 

O trabalho buscou explorar todas as linguagens do universo da arte e esse tipo de atividade aproxima os alunos com os professores. “Quanto mais criatividade, mais os alunos gostam e despertam. Todo esse trabalho cria um elo mais profundo entre os professores e a criança, conhecendo melhor os alunos”, enfatizou Sandra.

A secretária de Educação e Cultura, Ana Aparecida Campos, também destaca o trabalho desenvolvido na escola, observando a importância de estimular a arte na criança. “O desenho tem papel fundamental na formação do conhecimento e requer grande consideração no sentido de valorizar desde o início da vida da criança, considerando a bagagem que traz de casa, assim como seu próprio dia a dia. Valorizando a arte, ou seja, o desenho na escola, o professor estará levando a criança a se interessar pelas produções artísticas, quer seja realizada por ela mesma, por seus colegas, bem como por obras artísticas de nível regional, nacional e Internacional. A releitura das obras do artista Cândido Portinari, realizada pelas crianças do CEI Dulce, ultrapassou os muros da escola e envolveu a comunidade de maneira encantadora. Ultrapassou os objetivos que a professora pretendia atingir com o projeto. Envolveu toda a equipe escolar de maneira singular”, ressaltou.

O sucesso da exposição foi tanto que a mostra foi aberta para visitação dos pais das crianças e para alunos das outras escolas de Itirapina, sendo que até a próxima quarta-feira, 18, a unidade de ensino receberá visitas. 

A ideia é que após esse período, a exposição seja levada para algum lugar público e aberta para toda a população, como a Câmara Municipal. 

 

Aluna destaca o que aprendeu

 

Para realizarem os trabalhos, as crianças precisaram, além das aluas que tiveram sobre Cândido Portinari, pesquisarem para conhecer um pouco mais da vida do pintor brasileiro, o que acabou sendo muito positivo e gerou resultados. 

A aluna do 2º anos, Lívia Caroline Rodrigues Pereira, de 8 anos, conta o que aprendeu sobre Portinari. “As obras de Portinari são bonitas, ele fez quase cinco mil obras e morreu em 1962 devido a intoxicação das tintas, o médico pediu para ele não usar mais as tintas, mas ele foi teimoso e continuou usando”, lembrou. 

Lívia também relata o que mais chamou a atenção durante os estudos sobre o pintor. “Além de gostar das pinturas de Portinari, eu também gostei da capela que ele fez para a avó dele em Brodowski (SP)”, disse.

Agora, os alunos do 2º ano, inclusive a Lívia, irão até Brodowski no próximo dia 27 de novembro visitar o Museu Casa de Portinari, onde o pintor morou na infância e juventude, e retornava sempre para passar temporadas com a família e amigos. 

No museu se encontram várias obras do pintor, principalmente trabalhos em pintura mural, com as técnicas de afresco e têmpera e abriga objetos de uso pessoal, mobiliário e utensílios da família do artista, sendo que alguns cômodos permanecem com suas funções originais e outros foram adaptados para salas de exposições. 

O museu fica na Praça Candido Portinari, número 298, no Centro de Brodowski.

Recomendamos para você

Comentários

Deixe um comentário

plugins premium WordPress